Respostas
O fenômeno globalização começou ainda na Idade Média, durante o Renascimento comercial e mais tarde se ampliou com as Grandes Navegações, carregando características ainda modestas, mas fundamentais para a atual globalização pós Revolução Industrial e II Guerra Mundial.
Lá nas Grandes Navegações havia a necessidade de produzir determinada matéria prima ou produto na colônia para ser vendida na Europa, seria o conceito primário da atual Divisão Internacional do Trabalho - a DIT, que as empresas multinacionais descentralizam sua produção em diversos países, principalmente nos subdesenvolvidos e em desenvolvimento.
Não havia sistema de informações em tempo real, a comunicação era demorada e as decisões preventivas de risco econômico eram afetadas, o poder econômico era centralizado nas mãos do governo, sem muito liberalismo econômico e ampla concorrência - a concorrência era basicamente entre os Estados-metrópoles.
Entretanto, o intercâmbio cultural já havia, a supressão cultural por uma mais forte - a ocidentalização das índias/colônias -.