Respostas
A descrição é a parte ou partes da narrativa que contém informações sobre as pessoas, o espaço ou o tempo. Assim, a descrição enriquece os textos, fornecendo informações suplementares, que poderão ter muita importância para o desenvolvimento da ação.
A descrição deve seguir uma estrutura lógica: da impressão global para os pormenores, do alto para o baixo (ou vice-versa), do mais próximo para o mais distante (ou vice-versa).
Antes de elaborar a descrição deve escolher-se o tipo de descrição (objetiva ou subjetiva, dinâmica ou estática); escolher-se o ponto de observação (janela, miradouro, etc.) e o campo de observação (primeiro/segundo plano; direita, esquerda). É necessário registar-se a impressão de conjunto, os pormenores captados pelos sentidos (sensações visuais, auditivas, olfativas, táteis, gustativas) e organizar-se os dados recolhidos (do geral para o particular; do plano mais próximo para o mais distante ou vice-versa).
Quando se elabora a descrição deve ainda construir-se parágrafos de acordo com a ordem das observações; utilizar-se advérbios e locuções adverbiais para localizar cada um dos aspetos observados. Também se deve utilizar adjetivos para caracterizar os diferentes aspetos observados e o presente e/ou o pretérito imperfeito do indicativo. Além disso, é conveniente utilizar-se recursos expressivos (comparação, metáfora, personificação, etc.); evitar-se as repetições e articular-se coerentemente as frases e os parágrafos.