• Matéria: Filosofia
  • Autor: brunozerobala
  • Perguntado 9 anos atrás

pensamento mitico e pensamento racional (filosofia classica) resumo do que e

Respostas

respondido por: BellaTho
77
O pensamento mítico ocorreu em uma época em que as pessoas precisavam atribuir a culpa das coisas a alguém . Por exemplo,se eles não sabiam porque o céu era azul,atribuíam isto a um Deus . Eles usavam a mágica,misticismo e feitiçaria para explicar tudo . Fundamentavam sua vida nos mitos .
O pensamento racional começou a romper o pensamento mítico quando perceberam que a razão era o método mais eficaz de explicar o universo . Começaram então a fundamentar as razões do universo na ciência e na matemática . Quando não entendiam algo procuravam desvendar os motivos e não atribuíam mais as razões a seres mágicos ou deuses .
respondido por: EduardoPLopes
26

O pensamento mítico é baseado na tradição, tem por base a repetição, geralmente oral, de uma série de crenças e apresenta uma concepção fatalista do mundo (apresenta as coisas como sendo assim e pronto, sem  possibilidades de mudança), tendo sido a base de incontáveis culturas ao redor do mundo.

Já o pensamento racional, da Filosofia Clássica, tem por base a reflexão sobre o mundo natural, é frequentemente transmitido por meio da cultura escrita, não aceita como fundamentação do conhecimento nada que não seja possível demonstrar e permitiu uma compreensão mais ampla sobre a experiência humana, realizando uma verdadeira reorganização das formas de compreender o mundo natural.

Mais sobre um modelo mitológico de explicação em;

https://brainly.com.br/tarefa/20349984

Anexos:
Perguntas similares