• Matéria: Português
  • Autor: Elainebatistamo
  • Perguntado 8 anos atrás

VALENDO 50 PONTOS !
PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO:
O trecho abaixo foi extraído de uma crônica de Luís Fernando Veríssimo e sugere uma interessante situação narrativa. Leia-o com atenção e, a seguir, faça o que se pede.
“Um dia as duas fizeram um pacto. Se reuniriam dali a 20 anos naquele mesmo lugar. Acontecesse o que acontecesse, nenhuma podia faltar ao encontro. Mesmo que tivesse que vir de longe. Mesmo que estivesse morta! E selaram o pacto não com sangue, mas com chantili na testa, já que estavam numa sorveteria. Para não esquecer. Tinham 15 anos.
Vinte anos depois, uma mulher entrou numa locadora de vídeo e perguntou:
-Aqui não era uma sorveteria?
O funcionário não sabia, o dono disse que, quando comprara, a loja era um depósito. Sorveteria? Só se fosse há muito tempo. A mulher agradeceu e ficou olhando as fitas enquanto esperava. Era melhor que a outra não aparecesse, mesmo. Tinham se separado. Nunca mais tinham se visto. Que tipo de conversa poderiam ter?
-Eu? Não fiz nada! Não me formei, não namorei, não me casei, não viajei, nada. Estou com 35 anos e ainda não tive uma vida.
Já estava quase desistindo e indo embora, convencida de que a outra não apareceria, quando a viu entrar na loja.”
(VERÍSSIMO, Luis Fernando. Chantili. In: Histórias Brasileiras de Verão. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.)
PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO:
Sua tarefa narrativa é desenvolver a história do encontro das duas amigas, passados vinte anos do “pacto” que fizeram na antiga sorveteria. Mantenha o mesmo narrador (onisciente), o mesmo foco narrativo (3a pessoa) e procure desenvolver o seu texto a partir de uma perspectiva compatível com as características da personagem.

Respostas

respondido por: Liziamarcia
4
...(...) Já estava quase desistindo e indo embora, convencida de que a outra não apareceria, quando a viu entrar na loja.
Ela estava diferente , não era mais aquela garota de cabelos loiros brilhantes , e de roupas modernas e audaciosas ,que atraia os olhares de todos os rapazes da escola .
Usava um blaise apertado , que deixava aparecer as gordurinhas da cintura , e as pernas maravilhosas que possuía estavam cheias de varizes , ( coitada ... deve doer muito , pensei !) .
A porta tornou a abrir e entrou um homem calvo e barrigudo, com 4 crianças e mais um bebê no carrinho , reclamando :" eu não falei ! Que diacho de pacto de 15 anos! , ela não virá! , vamos embora !" .
Percebi que era o RONY, o rapaz que todos nós adorávamos, o melhor candidato a namorado da escola , que decepção!
Eles discutiram ela abaixou a cabeça resignada pegou as crianças pelas mãos e partiu , intempestivamente como entrou , pensei :"Como a vida foi cruel com eles ,
Olhei no espelho e pensei no que disse momentos antes
" --Eu? Não fiz nada! Não me formei, não namorei, não me casei, não viajei, nada. Estou com 35 anos e ainda não tive uma vida."
Eu pelo menos vivi ... Antes só do que mal acompanhada ....

Perguntas similares