O Balanced Scorecard é uma ferramenta estratégica que usa a medida integral de desempenho organizacional refletindo o equilíbrio entre os objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não financeiras. Neste contexto, selecione dentre as opções abaixo, a que contem os aspectos do desempenho organizacional que são analisados por esta ferramenta gerencial.
Respostas
Resposta:
O desempenho financeiro, a perspectiva do cliente, a aprendizagem organizacional e a inovação, os processos internos.
Explicação:
A questão define Balance Scorecard como ferramenta estratégica, seus objetivos e pede que se escolha a alternativa que contenha os aspetos do desempenho organizacional que servem de base para sua análise. Entre as alternativas relacionadas só há uma em que se encontra a resposta aos aspectos que interessam a BSC: O desempenho financeiro, a perspectiva do cliente, a aprendizagem organizacional e a inovação, os processos internos.
Desempenho financeiro: as medidas financeiras receita e produtividade são valiosas e ajudam a demonstrar as consequências econômicas de ações já realizadas. Com a elaboração do Balance Scorecard os objetivos financeiros devem estar vinculados a estratégia da empresa, mostrando se sua implementação e execução estão contribuindo para a melhoria do resultado ou não. Esse aspecto também pode ser chamado de perspectiva do acionista, em virtude de serem os principais interessados na empresa, procurando a melhor rentabilidade para o capital investido.
Perspectiva do cliente: está intimamente ligada à visão da empresa e do negócio como um todo. Ela pressupõe definições de mercado e segmento nos quais a empresa deseja competir, Sua proposta é monitorar a maneira pela qual a empresa entrega valor ao cliente, definindo indicadores de satisfação e trabalhando em cima dos resultados ao mesmo tempo. O enquadramento dos clientes tende a ser feito em quatro categorias: prazo, qualidade, desempenho e serviço e custo.
Aprendizagem organizacional: está relacionada ao desenvolvimento de objetivos e medidas para orientar o aprendizado e o crescimento organizacional. É o ponto na qual cada empresa deve identificar qual a estrutura deve ser adotada para desenvolver e poder crescer a longo prazo. A capacitação da organização se dará por meio do investimento em novos equipamentos, em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, em sistemas e recursos humanos.
Processos internos: aqui as organizações os processos críticos para das perspectivas anteriores. Os processos devem criar condições para que forneça proposta de valor ao cliente e seja capaz de atrai-los e retê-los nos seus segmentos de atuação, e ao mesmo tempo criar valor para o stakeholders. Aqui o BSC cria uma visão de processo através de análise sequencial, o que permite aos gestores identificar novos caminhos para melhorar a performance da empresa diante dos clientes e acionistas.