• Matéria: Geografia
  • Autor: XEletroX
  • Perguntado 8 anos atrás

ME AJUDA PLS Na segunda metade do século XIX, o cultivo do café tornou-se a principal atividade da economia brasileira, utilizando inicialmente a mão-de-obra-escrava. A partir de 1850, a Lei Eusébio de Queirós, proibiu o tráfico negreiro e os imigrantes passaram a ter importante participação na atividade. Qual é a importância do cultivo de café para a economia brasileira no ínico do século XX?

Respostas

respondido por: HiMandy
7
Exportação do café é conhecida como o terceiro ciclo da economia colonial.

 brasileira, depois do ciclo da cana-de-açúcar no nordeste e o ouro na região das Minas Gerais. As riquezas geradas pela cafeicultura possibilitaram o desenvolvimento e a industrialização de muitas regiões.
Como exemplo citam-se a criação de rede ferroviária, asfaltamento de estradas, energia elétrica e industrialização, nos Estados de São Paulo (Campinas e Ribeirão Preto, por exemplo) e Paraná (região de Londrina). 


Resumidamente dois fatores foram essenciais para o surgimento do capitalismo brasileiro que teve como base o ciclo economico do café. O primeiro foi A Lei de Terras, de 1850, deu oringe a propriedade privada da terra no brasil. E o segundo o fim da escravidão que abriu a possibilidade da formção de mão-de-obra assalariada e consequente consolidou um mercado consumidor interno. 

Espero ter ajudado!
Bons Estudos! :D

Fontes: 
Yahoo
Perguntas similares