Ana Laura, professora do primeiro ano do ensino fundamental, planejou a seguinte sequência didática para realizar com seus alunos: Atividade 1 – Produção oral de rimas: o que rima com mamão? Cada criança fala uma palavra que rima com mamão e a professora anota num papel. Atividade 2 – Escrita das palavras na lousa. A professora retoma cada uma das palavras ditas pelas crianças e pergunta como se escreve cada uma delas (feijão, melão, algodão, coração, agrião, macarrão etc.). Ao escrever na lousa, faz as mediações necessárias propondo às crianças uma reflexão sobre o Sistema de Escrita Alfabética. Atividade 3 – Leitura das palavras na lousa. Após escrever todas as palavras, a professora pergunta quem sabe onde está escrito "feijão" e pede para a criança ir até a lousa mostrar onde está escrito. Ao propor essas atividades, Ana Laura tem com objetivo pedagógico trabalhar, respectivamente, com:
Respostas
Resposta:a)
LEITE seria a única palavra com maior possibilidade de acerto, nessa perspectiva, pois a criança identificaria a letra “L" pela sonoridade, uma vez que a sílaba “LE” representa o nome da letra
Explicação:
Ainda que muitas das afirmativas possam parecer coerentes, tendo em vista a afirmativa de que a criança, quando conhece o nome da letra a identifica pela sonoridade, somente poderia identificar LEITE, porque a pronuncia da sílaba “LE" é semelhante ao nome da letra “L”(ele). Nas demais palavras a ênfase está no som das vogais, dificultando a escrita da letra que inicia a palavra. Por fim, cabe ressaltar que, se o ditado é realizado com palavras começando pela mesma letra, a criança poderá acertar não por reconhecer o som, mas por repetir a letra que percebe, está em todas as palavras ditadas.