• Matéria: Biologia
  • Autor: isamunizdacunhp8s2ae
  • Perguntado 8 anos atrás

Dois discos de cartolina preta foram fixados as faces de uma folha de gerânio. A planta foi mantida sob iluminação intensa durante uma semana. Após esse período, a folha foi removida, fervida em água e, a seguir, em etanol, para remover os pigmentos. Depois foi tratada com lugol, solução iodada que adquire coloração violeta quando em contato com o amido. A) sabendo-se que o excedente da glicose produzida na fotossíntese pode ser armazenado na forma de amido, que resultado você espera obter após o tratamento dessa folha com o lugol? Por que? B) Qual seria o resultado se a planta tivesse permanecido no escuro? por que?

Respostas

respondido por: viniciusrm19
149
Olá, bom dia!

a) O lugol, conforme mostrado no texto, compreende uma solução iodada que reage na presença de amido. Dessa forma, como a planta esteve em um ambiente iluminado durante toda a semana, a fotossíntese foi completamente ativa, produzindo matéria orgânica (glicose) e armazenando o restante sob a forma de amido. Por conta disso, o resultado esperado é a reação do lugol com o amido da planta, formando uma solução de coloração violeta.

b) Se a planta tivesse permanecido no escuro, não haveria reação, e consequentemente, coloração. Como a planta precisa de luz para realizar a fotossíntese (principalmente na fase clara), a mesma não produziria glicose que se tornaria amido, portanto o lugol não reagiria.


Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas similares