O antropólogo Roque Laraia (2001), ao explicar as dimensões do conceito de cultura, apresenta uma parábola de Roger Keesing, retirada do manual “Novas Perspectivas na Antropologia Cultural”. A parábola diz: "Uma jovem da Bulgária ofereceu um jantar para os estudantes americanos, colegas de seu marido, e entre eles foi convidado um jovem asiático. Após os convidados terem terminado os seus pratos, a anfitriã perguntou quem gostaria de repetir, pois uma anfitriã búlgara que deixasse os seus convidados se retirarem famintos estaria desgraçada. O estudante asiático aceitou um segundo prato, e um terceiro — enquanto a anfitriã ansiosamente preparava mais comida na cozinha. Finalmente, no meio de seu quarto prato o estudante caiu ao solo, convencido de que agiu melhor do que insultar a anfitriã pela recusa da comida que lhe era oferecida, conforme o costume de seu país. Esta parábola acrescenta Keesing, reflete a "condição humana”. Os humanos tem despendido grande parte da sua história na terra, separado em pequenos grupos, cada um com a sua própria linguagem, sua própria visão de mundo, seus costume, e expectativas. O fato de que o humano vê o mundo através de sua cultura tem como conseqüência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais.
LARAIA, R. de B. Cultura: Um conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, p.38.
“O etnocentrismo, de fato, é um fenômeno universal". É um conceito antropológico que ocorre quando um determinado indivíduo ou grupo de pessoas que não têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor ou pior, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, por sua forma de se vestir, ou até mesmo pela sua cultura. Tal posição não pode ser considerada como racismo em si, pois o racismo usa critérios supostamente biológicos para estabelecer o conceito de superioridade: o etnocentrismo usa um visual cultural e social para estabelecer o conceito de superioridade. Comportamentos etnocêntricos resultam, também, em apreciações negativas dos padrões culturais de povos diferentes. Práticas de outros sistemas culturais são, muitas vezes, catalogadas como absurdas, deprimentes e imorais.
****** Com base nas publicações apresentadas, elabore um texto com suas próprias palavras, de 10 a 20 linhas, apontando os elementos necessários para a superação de práticas etnocêntricas e a convivência com as múltiplas diferenças culturais e sociais.
Respostas
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19
Olá!
Pode-se afirmar que a solução para qualquer tipo de prática etnocêntrica, como as apresentas nos textos acima, baseia-se no cultivo do respeito.
Dessa forma, observa-se que o respeito é capaz de perpassar todas as culturas, uma vez que reconhece o outro com valores e crenças diferentes, todavia sem atitudes preconceituosas e discriminatórias.
Além disso, a empatia e o bom senso, aplicam-se como elementos indiscutíveis para o convívio social, principalmente no que tange a multiculturalidade.
Esperto ter ajudado, bons estudos!
Pode-se afirmar que a solução para qualquer tipo de prática etnocêntrica, como as apresentas nos textos acima, baseia-se no cultivo do respeito.
Dessa forma, observa-se que o respeito é capaz de perpassar todas as culturas, uma vez que reconhece o outro com valores e crenças diferentes, todavia sem atitudes preconceituosas e discriminatórias.
Além disso, a empatia e o bom senso, aplicam-se como elementos indiscutíveis para o convívio social, principalmente no que tange a multiculturalidade.
Esperto ter ajudado, bons estudos!
alinetsp:
muito obrigado
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