• Matéria: História
  • Autor: Diogeneswinkkophal01
  • Perguntado 8 anos atrás

Os africanos aprisionados criaram várias formas de resistência à sua condição de escravizados explique quais foram as principais estratégias de resistência criadas ao longo dos séculos em que as relações escravistas vigoraram no Brasil

Respostas

respondido por: lusantiago1
195
Muitos escravos não aceitavam a vida que lhes era imposta e resistiam de diversas formas: suicidavam-se, não cumpriam as ordens que recebiam, assassinavam seus senhores, fugiam, rebelavam-se. Alguns africanos sofriam uma depressão .O mais famoso quilombo foi o dos Palmares, fundado na Serra da Barriga, na então capitania de Pernambuco (hoje Alagoas), no século 17, mas existiram centenas de quilombos por todo território brasileiro ou seja a maior forma foi os quilombos
respondido por: HomeroPirro
88
Nessa época tiveram várias formas de resistência, vou citar 3 : 

1 - Capoeira
A capoeira foi uma das formas de resistência criada pelos africanos, onde misturava dança com arte marcial... A capoeira foi muito importante pois ajudou a não deixar a cultura africana morrer mesmo sendo proibida ( na época) e que ajudou aos africanos à aprender "defesa pessoal".

2 - Cultos Religiosos
Os "cultos religiosos" foi uma das grandes formas de resistência da época. Pois mesmo na situação que estavam à passar, eles continuavam transmitindo e "repassando" sua crença.

3 - Quilombos
Foi a maior forma de resistência da época, era um lugar onde os negros se refugiavam ao fugir das casas dos senhores de engenhos. O maior Quilombo da época foi o dos Palmares, liderado por Zumbi dos Palmares!

Espero ter ajudado!!
Perguntas similares