• Matéria: História
  • Autor: kayky13plays
  • Perguntado 7 anos atrás

qual foi a grande mudança que ocorreu entre os grupos que deixaram simplesmente de ser agricultores e pastores para ser cidades civilidos


kayky13plays: me ajudem

Respostas

respondido por: ncrlngmlcmanap5aaha
1
Agricultores e pastores
Durante o período Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada, os homens praticavam uma economia coletora de alimentos. À medida que começaram a cultivar plantas e a domesticar animais, tornaram-se produtores de alimentos, ou seja, passaram a ter o controle sobre o abastecimento de sua alimentação. Esse fato representou uma profunda transformação econômica, com importantíssimas consequências para a sobrevivência da espécie: é chamado de Revolução Neolítica ou Revolução Agrícola. Na realidade, não foram evidentemente todos os homens que se tornaram produtores, mas tão-somente algumas comunidades humanas. E tampouco a Revolução Neolítica ou Agrícola deu-se de um dia para outro. Foi o lento processo de desenvolvimento das forças produtivas, verificado em certas comunidades, sob determinadas condições históricas, que fez com que se desse esse salto na economia da sociedade "primitiva".

Não é importante, historicamente, saber se a agricultura precedeu a criação de animais, ou vice-versa. Possivelmente, em algumas comunidades, a caça ensejou a criação de animais; em outras, a agricultura é que teria possibilitado a posterior domesticação dos animais. O que importa reconhecer é que, com a agricultura e a pecuária, aumentou consideravelmente o domínio do Homem sobre a Natureza, embora, durante muito tempo ainda, a caça continuasse completando o abastecimento fornecido pela agricultura.

Na bacia do Mediterrâneo, na Ásia Menor e na Índia, os principais produtos cultivados foram o trigo e a cevada. Mas cultivavam-se também o arroz (Extremo Oriente), o milho (na América) etc. [...]

O início da agricultura implicou a reorganização econômica da sociedade. Conquanto o nível da economia permanecesse de subsistência, já era possível produzirem-se excedentes, embora raros e ocasionais, que eram ou trocados ou consumidos nas festas religiosas, ou ainda armazenados. Numa economia produtora, podem-se fazer previsões da produção - o que diferencia basicamente da economia coletora.

Espero ter ajudado

ncrlngmlcmanap5aaha: Um pouquinho grande texto
Perguntas similares