Respostas
Gastrite é uma doença caracterizada pela inflamação das paredes do estômago, e quando não tratada pode levar à erosão do revestimento do órgão.
A rigor, esse termo só deve ser usado após a realização de endoscopia com biópsia da mucosa gástrica (revestimento do estômago), que evidencia a inflamação. No diagnóstico também podem ser solicitados outros exames, como o exame de sangue e o raio-X do trato digestório.
Usualmente, esse termo tem sido empregado como sinônimo da síndrome dispéptica, composta pela dor no estômago, empachamento, queimação após a alimentação e eructação (arrotos).
Entre os fatores de risco para o surgimento da gastrite estão o uso excessivo de analgésico ou bebidas alcoólicas, estresse e distúrbios autoimunes.
Tipos de Gastrites:
Alguns pacientes não apresentam sintomas. Outros, relatam as seguintes queixas:
Além disso, quando há sangramento da parede do estômago, o paciente pode expelir fezes escuras ou perceber a presença de sangue no vômito.
Algumas causas:
Vários são os fatores envolvidos na origem da gastrite. A infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) é a principal causa de gastrite crônica não erosiva. Essa bactéria afeta a parede do estômago e pode ser transmitida de pessoa para pessoa e através de alimentos ou água contaminados.
Já nos casos de gastrite erosiva aguda ou crônica, os principais agentes envolvidos são: uso por longo período de anti-inflamatórios não esteroides, abuso de álcool e drogas.
Já em casos de grande estresse para o organismo (cirurgias extensas, queimaduras de alta gravidade e múltiplas fraturas), o paciente pode apresentar erosões na mucosa do estômago gerando gastrite de estresse — que pode evoluir para úlceras e hemorragia.
Outra causa rara de gastrite é quando o próprio organismo produz anticorpos que atacam a mucosa gástrica, denominada gastrite autoimune. Dessa forma, há uma redução da secreção ácida com redução na absorção de ferro e vitamina B12.
Como diagnostificar?O diagnóstico é obtido através da história do paciente (com investigação do uso de medicações e hábitos de vida), exame físico realizado pelo médico, solicitação de exames de sangue e endoscopia com biópsia da mucosa gástrica — além da pesquisa pela bactéria H. pylori.