Quem trabalha em um sistema organizacional e exerce uma função de liderança precisa ficar atento aos comportamentos e atitudes de seus funcionários. Nesse contexto, os conhecimentos sobre psicologia são importantes. Uma área específica que se aplica a essa situação é o Comportamento Organizacional.
Quanto a definição de Comportamento Organizacional, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
É o ramo da Psicologia Organizacional que estuda o comportamento dos elementos que estão postos no dia a dia.
Alternativa 2:
É a área da Psicologia que estuda as pessoas que regulam os respectivos ambientes internos e externos por meios de conduta.
Alternativa 3:
É a capacidade de investigar o quanto o comportamento das pessoas é impactado pelos indivíduos, pelos grupos e pela estrutura organizacional a que estão inseridas.
Alternativa 4:
É o trabalho do psicólogo organizacional, que se preocupa apenas com o funcionamento da empresa em si, não levando em consideração os sujeitos que dela fazem parte.
Alternativa 5:
É a preocupação com o que acontece com cada elemento natural, tendo em vista que cada elemento é dotado de seu próprio repertório peculiar de padrões de comportamento, da mesma forma que é dotado de suas próprias peculiaridades anatômicas.
Respostas
Resposta: É a capacidade de investigar o quanto o comportamento das pessoas é impactado pelos indivíduos, pelos grupos e pela estrutura organizacional a que estão inseridas.
Explicação:
pág. 23 do livro.
A alternativa 3 está correta.
As estruturas organizacionais atuam como uma fonte de atividades para a divisão das tarefas.
Assim, uma empresa, ou determinada gestão utiliza dos recursos disponíveis, como indivíduos trabalhadores, colaboradores, recursos financeiros, administração, entre outros para a projeção da gestão.
As empresas devem ter comportamento ético tanto com clientes, quanto com parceiros.
Para ser mais exato, o compromisso de cada empresa deve ser estabelecido conforme a ética da sociedade, para que o trabalho não se resuma apenas a prestação do serviço em si.