que consequências teria para a cidade a posição criticada por Protágoras segundo a qual decisão política deveria pertencer apenas a alguns poucos sábios?
Respostas
No diálogo entre Protágoras e Sócrates, este último diz que a virtude não possa ser ensinada. Protágoras era um sofista, os sofistas atuavam como filósofos e ensinavam a arte da retorica e a arte politica. Por isso, Sócrates o indaga acerca de seu ensino, já que em Atenas era permitido que todos deliberassem nas assembleias sobre assunto políticos.
Protágoras utiliza o mito do surgimento do homem para exemplificar sua atuação. Neste mito, ele fala da justiça distribuída aos homens por Zeus, dizendo que todos deveriam possuir tais virtudes para poder viver em sociedade. Portanto, para Protágoras se a cidade não possuísse a virtude politica ela não poderia existir.
Essa explicação é uma forma de Protágoras defender sua profissão, já que os sofistas eram criticados por cobrarem por seus ensinamentos.
Protágoras exemplifica sua atuação com o mito do aparecimento do homem. Nesse mito, ele fala da justiça que Zeus atribuiu à humanidade, dizendo que todo ser humano deveria possuir tal virtude para viver em sociedade. Assim, para Protágoras, as cidades não podem existir sem virtude política.
Essa interpretação é uma forma de o Protágoras defender sua profissão, pois os sofistas têm sido criticados pelos ensinamentos de que os acusam.
Explicaçã