[Unicamp 2011] A polinização geralmente ocorre entre flores da mesma planta ou entre flores de plantas diferentes da mesma espécie, caracterizando a polinização ou fecundação cruzada. Como a maioria das flores é hermafrodita (monóclina), há mecanismos que evitam a autopolinização (autofecundação).
a) Explique um dos mecanismos que dificultam ou evitam a autopolinização.
b) Qual a importância dos mecanismos que evitam a autopolinização?
Respostas
Resposta:
a) A dificuldade no transporte de grãos de pólen ocorre em razão da posição inferior das anteras em relação ao estigma, estrutura que recebe esses grãos.
b) A autopolinização impede que ocorra variabilidade gênica, uma vez que a flor fecundada não conterá informações genéticas de outro indivíduo. A variabilidade gênica é importante porque garante às espécies maiores chances de elas se adaptarem a mudanças ambientais.
A) A simples posição das anteras, que fica abaixo do estigma, já dificulta a autopolização, já que a tendência é a de que o pólen caia.
B) É importante evitar a autopolinização para evitar a queda da variabilidade genética e também dificultar a ocorrência de problemas ligados com alelos recessivos que poderiam impedir a vida da nova planta que seria formada.
Variabilidade genética
Cada indivíduo possui um conjunto de cromossomos, mas só passa metade dessa carga genética para a sua prole, a outra metade vem de outro animal da mesma espécie, é por isso que as pessoas, os cães e os gatos tanta diferença física por exemplo.
Venha estudar mais sobre variabilidade genética
https://brainly.com.br/tarefa/6242159
#SPJ2