[Geometria Analítica e Álgebra Vetorial]
Considere u = (u₁, u₂, u₃) e v = (v₁, v₂, v₃) vetores não nulos e ortogonais entre si. Encontre as coordenadas dos vetores w, de modo que u × w = v.
(o símbolo × denota produto vetorial)
Lukyo:
Pergunta recriada aqui: https://brainly.com.br/tarefa/15941481
Respostas
respondido por:
4
Temos uma outra informação no enunciado (Que já está implícita no próprio produto vetorial), que u e v são ortogonais. Vamos verificar se, usando isso, podemos simplificar a expressão acima.
As coordenadas de v encontradas na primeira conta são:
Verificamos aqui que se o vetor w = (w1,w2,w3) podem ter infinitas soluções desde que u1 e u2 sejam diferentes de 0 e que safisfaçam as relações acima. Se isolarmos de forma diferente o sistema inicial para encontrarmos os valores de w, podemos encontrar outras parametrizações que podem exigir que as variáveis u2 e u3 ou u1 e u3 sejam diferentes de 0. Então se 2 das coordenadas de u fossem diferentes de 0, então há uma infinidade de soluções para w, respeitando uma determinada parametrização.
Se duas das coordenadas de u fossem iguais a 0, v obrigatoriamente deveria obedecer certas relações. Por exemplo, Seja u1 e u2 iguais a 0, então o sistema ficaria:
Então, há uma fórmula geral para o vetor w, mas ela vai variar para cada restrição do sistema, devido a problemas com divisão por 0.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás