1)
Alexis de Tocqueville (1805—1859), em Paris, participou de um movimento que eclodiu quando o rei Calos X tentou suspender a liberdade de imprensa e dissolver a Câmara dos deputados. Ocorreram greves, protestos e confrontos armados. O rei acabou por abdicar e o poder passou para o duque de Orléans, Luís Felipe. Uma onda de revoltas por toda a Europa ocorreu.
Assinale, a seguir, o nome pelo qual ficou conhecido o evento político descrito acima e do qual, participou Alexis de Tocqueville.
Alternativas:
a)
Guerra de Independência Americana.
b)
Revolução Francesa.
c)
Primeira Guerra Mundial.
d)
Revolução de 1830.
e)
Primavera dos Povos.
2)
A partir de 1831, Alexis de Tocqueville (1805—1859) empreendeu uma viagem aos Estados Unidos. Durante as comemorações da independência dos Estados Unidos, ficou fortemente impressionado com o patriotismo dos cidadãos. Além de Nova Iorque, Tocqueville viajou para o interior dos Estados Unidos e ao sul, até chegar em Nova Orleans. Nessa região entrou em contato mais duramente com a escravidão. Dessa viagem nasceu a obra-prima de Tocqueville: ‘Democracia na América’.
Tocqueville tentou explicar o desenvolvimento social e político dos diversos lugares por onde passou, especialmente os Estados Unidos, sobretudo, por meio desses temas principais. Analise as afirmativas a seguir e identifique quais são esses temas.
I. Desobediência Civil.
II. Igualdade.
III. Totalitarismo.
IV. Liberdade.
V. Teocracia.
Agora, assinale a opção correta a seguir.
Alternativas:
a)
Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
b)
Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
c)
Somente as afirmativas III e V estão corretas.
d)
Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e)
Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
3)
Considere as seguintes asserções sobre o pensamento de Alexis de Tocqueville (1805—1859):
I – Tocqueville valorizava a abordagem histórica das questões sobre as quais se debruçava, pois, o estudo da História era por ele considerado fundamental para a formação do homem político. Para isso, realizou a descrição de hábitos e costumes, estruturas de poder e das relações entre o Estado e a sociedade civil.
II – Tocqueville considerava igualdade e democracia conceitos bastante distantes um do outro e, por isso, pretendia constituir um conceito de democracia diferenciado para ser aplicado em cada lugar de acordo com suas particularidades. Desse modo, ele apresentou uma definição breve e definitiva de democracia para, a partir dela, desenvolver as outras possibilidades.
A respeito das asserções, assinale a opção correta a seguir.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições falsas.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e)
A asserção II é uma proposição falsa e a I valida a asserção II.
4)
A principal preocupação para Alexis de Tocqueville (1805—1859) era a democracia tornar-se uma tirania. Para evitar que isso ocorresse, Tocqueville apontou algumas medidas.
Sobre às medias apontadas por Tocqueville como necessárias para a manutenção da democracia considere as seguintes asserções:
I – Deveria existir instituições para garantir a descentralização do poder e associação dos cidadãos. Deveria existir leis que garantissem a liberdade para a realização de uma sociedade cada vez mais igualitária.
II – A garantia da existência real dos cidadãos na democracia, estaria posta em sua ação política, ou seja, a participação na vida pública. A ação política dos cidadãos, somente poderia ocorrer se existissem espaços para a palavra e para a ação. Deveria, também, haver ensino livre, liberdade de imprensa, e a libertação dos escravos nas colônias.
A respeito das asserções, assinale a opção correta a seguir.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições falsas.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
c)
A asserção II é uma proposição falsa e a I valida a asserção II.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
5)
É preciso, para compreendermos o conceito de democracia em Alexis de Tocqueville (1805—1859), considerar a existência de seu processo igualitário, como se fosse uma lei necessária para se compreender a história da humanidade.
Essa igualdade da qual trata Tocqueville não é apenas econômica, mas também intelectual e de possibilidade de participação no espaço público. Por isso, o grande problema para a democracia nos Estados Unidos, segundo Tocqueville era:
Alternativas:
a)
a existência da escravidão.
b)
a presença de uma grande diversidade de imigrantes.
c)
o fato de ser uma antiga colônia inglesa.
d)
o socialismo utópico.
e)
o protestantismo.
Respostas
Questão 1: Trata-se da revolução de 1848, mais conhecida como Primavera dos Povos.
Esse evento foi um marco porque Tocqueville defendeu posições liberais, onde apoiou a liberdade da imprensa, a libertação dos escravos, o que traduziu a sua visão e interesse quanto ao Estado despótico.
Questão 2: Os principais temas tratados na obra de Tocqueville são Igualdade, Liberdade e totalitarismo.
Logo a resposta dessa questão é A, II, III, IV.
Questão 3: A alternativa II é a correta. Ao contrário de Marx, Tocqueville não utilizava o materialismo histórico dialético, o que deixa errada a primeira proposição.
Logo a resposta da questão é a letra d.
Questão 4: As alternativas I e II são corretas, são pressupostos do autor.
O gabarito da questão é letra b.
Questão 5: A existência de escravos era uma condição segundo o autor para que a democracia não pudesse ser testemunhada nos EUA.
Gabarito: Letra A.
Resposta:
Participou nos Estados unidos