Sobre Aleijadinho e os Profetas de Congonhas do Campo, leia a passagem abaixo, que se encontra no capítulo IV do romance O Seminarista de Bernando Guimarães:
É sabido que estas estátuas são obra de um escultor maneta ou aleijado da mão direita, o qual, para trabalhar, era mister que lhe atassem ao punho os instrumentos.
Por isso sem dúvida a execução artística está muito longe da perfeição. Não é preciso ser profissional para reconhecer nelas a incorreção do desenho, a pouca harmonia e falta de proporção de certas formas. Cabeças mal contornadas, proporções mal guardadas, corpos por demais espessos e curtos e outros muitos defeitos capitais e de detalhes estão revelando que esses profetas são filhos de um cinzel tosco e ignorante… Todavia as atitudes em geral são características, imponentes e majestosas, as roupagens dispostas com arte, e por vezes o cinzel do rude escultor soube imprimir às fisionomias uma expressão digna dos profetas.
O sublime Isaías, o terrível e sombrio Habacuc, o melancólico Jeremias são especialmente notáveis pela beleza e solenidade de expressão e da atitude. A não encará-los com as vistas minuciosas e escrutadoras do artista, esses vultos ao primeiro aspecto não deixam de causar uma forte impressão de respeito e mesmo de assombro. Parece que essas estátuas são cópias toscas e incorretas de belos modelos da arte, que o escultor tinha diante dos olhos ou impressos na imaginação. (https://espacoacademico.wordpress.com/2011/04/26/viagens-ao-nosso-interior-barroco-%E2%80%93-perplexidades-dos-romanticos-aos-modernistas/)
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O escritor nos permite reconhecer que a arte de Aleijadinho, era essencialmente acadêmica e com soluções próprias de criação.
b. Em momento algum, o escritor reconhece o vigor artístico e expressivo do escultor Aleijadinho.
c. Os comentários acima devem ser entendidos à luz dos cânones da arte acadêmica. E, ainda devemos considerar que o escritor não possuía instrumentos necessários para assimilar e tecer juízos de valores sobre as novas proposições estéticas expressas nas obras de Aleijadinho.
d. A visão de arte de Bernardo Guimarães apresentada no texto não se apoia nas normas acadêmicas.
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c. Os comentários acima devem ser entendidos à luz dos cânones da arte acadêmica. E, ainda devemos considerar que o escritor não possuía instrumentos necessários para assimilar e tecer juízos de valores sobre as novas proposições estéticas expressas nas obras de Aleijadinho.
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