• Matéria: Direito
  • Autor: inteligentepaip7dr4a
  • Perguntado 8 anos atrás

O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no exercício da competência que lhe atribuíram a Constituição Federal (art. 103-B, § 4º, I e II), a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (art. 60 da LC nº 35/79) e seu Regimento Interno (art. 19, incisos I e II): "Considerando que a adoção de Código de Ética da Magistratura é um instrumento essencial para os juízes incrementarem a confiança da sociedade em sua autoridade moral; considerando que o Código de Ética da Magistratura traduz compromisso institucional com a excelência na prestação do serviço público de distribuir Justiça e, assim, mecanismos para fortalecer a legitimidade do Poder Judiciário; considerando que é fundamental para a magistratura brasileira cultivar princípios éticos, pois lhe cabe também função educativa e exemplar de cidadania em face dos demais grupos sociais; considerando que a Lei veda ao magistrado "procedimento incompatível com a dignidade, a honra e o decoro de suas funções" e comete-lhe o dever de "manter conduta irrepreensível na vida pública e particular" (LC nº 35/79, arts. 35, inciso VIII, e 56, inciso II); e considerando a necessidade de minudenciar os princípios erigidos nas aludidas normas jurídicas; RESOLVE aprovar e editar o presente CÓDIGO DE ÉTICA DA MAGISTRATURA NACIONAL, exortando todos os juízes brasileiros à sua fiel observância". FONTE: Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2016. A ética profissional é objeto de estudo de diversas disciplinas e das diversas profissões, Já o conjunto de valores morais destes grupos (profissionais) apresenta-se numa disciplina. Aponte a denominação

Respostas

respondido por: ViniciusTombolini
17
A disciplina que estuda o conjunto de valores morais das diversas profissões assim como, dos operadores do direito, é a deontologia, denominada pelo senso comum como “código de ética das profissões”.
Deontologia é o conjunto de comportamentos e moral o qual nem sempre é codificado em regulamentação jurídica e exigível aos profissionais. É uma ética profissional das obrigações práticas, baseada na livre ação da pessoa e no seu caráter moral. Uma vez que este conjunto determinará as regras para se exercer as mais diversas profissões, fundamentando-se nos deveres, na ética moral e profissional, os operadores do direito e os demais profissionais devem seguir esse preceito quando estiverem no exercício de suas funções.
A finalidade do estudo dessa disciplina é o conjunto de regras, deveres e moral que têm como escopo regulamentar a função exercida pelos profissionais das mais diversas áreas. É necessário que os estes profissionais desenvolvam suas funções com ética e com moral para que possam estar em harmonia com a deontologia.
Portanto, os profissionais , agindo assim, poderão exercer a profissão de forma humanizada, contribuindo melhor para a sociedade como um todo. Os profissionais devem estar revestidos com os princípios da deontologia bem como de ética e de moral para que possam agir de forma justa, reta.


Perguntas similares