• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: silviofsoares
  • Perguntado 8 anos atrás

As redes, em geral, exibem os seguintes tipos de problemas de tempos em tempos. O primeiro tipo de problema é de natureza eletrônica, onde um nó específico (por exemplo, uma placa de interface de rede) avaria. Isso pode ser devido a uma falha de componente ou a uma configuração incorreta do dispositivo. O segundo tipo está relacionado ao meio que interconecta os nós. Aqui, os problemas são mais frequentemente de natureza eletromecânica e incluem curto-circuito e circuito aberto, ruído elétrico, distorção de sinal e atenuação. Os circuitos abertos e curtos-circuitos no caminho do sinal são causados por conectores ou cabos defeituosos. A interferência elétrica (ruído) é causada por aterramento incorreto ou fontes externas de interferência eletromagnética ou de radiofrequência. A distorção e a atenuação do sinal podem ser causadas por terminação incorreta, falta de aderência às diretrizes de topologia ou conectores defeituoso. Considerando que estes são problemas gerais relacionados à rede, os seguintes são muito específicos para o DeviceNet: - Falta de terminadores; - Tensão de modo comum excessiva, causada por conectores defeituosos ou comprimento de cabo excessivo; - Baixa tensão de alimentação causada por conectores defeituosos ou comprimento de cabo excessivo; - Demoras excessivas de propagação do sinal causadas pelo excesso de comprimento do cabo. Considerando que algumas ferramentas são sofisticadas e dispendiosas, muitos problemas DeviceNet podem ser resolvidos com senso comum e um multímetro. Apresente três tipos de ferramentas disponíveis e de uma visão geral de como elas podem auxiliá-lo na solução de problemas de redes DeviceNet.

Respostas

respondido por: jrelias28
3

Algumas varreduras na rede necessitam de ferramentas que auxiliam na detecção de falhas.

    I.        A ferramenta Trace Route ou Tracert verifica a conectividade de rede ao longo de uma caminho específico . Depois de digitar " tracert " no prompt de comando , seguido de um endereço IP do host de rede , você verá o endereço IP e tempo de resposta de cada dispositivo que forma o caminho da rede .

 

    II.        O analisador de protocolo NetDecoder é usado em muitas indústrias, para gerenciamento de automação nas industrias. Usando o analisador NetDecoder, você pode:
Reduzir o tempo de inatividade e aumentar o tempo de atividade - Corrija os problemas da rede rapidamente.
Melhorar o desempenho da rede - Otimize a utilização da largura de banda e reduza as latências.
Melhore a segurança da rede - Monitore sua rede para alarmes e intrusos.
Melhore a manutenção da rede - Encontre problemas de rede antes de causar perdas.

 

  III.        Conferir se todos os protocolos estão funcionando corretamente é o primeiro passo para solucionar os problemas nas redes. Para isso, ter um analisador de protocolo é uma alternativa. Ele é bem simples e prático, pois trata-se de um pedaço de software que intercepta e registra pacotes de dados para serem analisados com o objetivo de ver interações específicas entre clientes e servidores.   Na prática, a análise de protocolo funciona da seguinte maneira: se o computador tem uma conexão lenta com um aplicativo do servidor, a análise de protocolo vai identificar problemas de comunicação, de latência ou outros problemas que possam ser a causa raiz. Apesar de parecer completo, os analisadores de protocolo são aplicativos simples que podem ser instalados em notebooks ou computador de rede usando espelhamento de portas para coletar  dados específicos caso a caso.

Perguntas similares