A didática trata dos objetivos, das condições e dos meios de realização do processo de ensino, ligando meios pedagógico-didáticos a objetivos sociopolíticos. (LIMA, 2013, p.12).
A professora Maria, em seu primeiro dia de aula, entrou na sala do 9º ano do Ensino Fundamental com uma aula bem planejada. Iniciou a discussão passando o conteúdo no quadro. Os alunos se comportavam de maneiras diferentes: uns copiando, outros conversando, outros no celular e alguns totalmente “desligados”. A professora começou a explicação e ninguém prestou a atenção. Ela os questionou: “o que acontece com vocês? Eu preparo as aulas e vocês não estão prestando atenção, porquê”? Essa discussão acontece num clima tenso em sala de aula. Um dos alunos fala: “Não adianta você planejar e preparar suas aulas, o que quero é ficar nas redes sociais”. Outro aluno: “Não presto atenção porque não me interessa esse conteúdo”. E vários alunos ainda continuaram a falar, então ela, retrucou: “peguem uma folha e vamos fazer uma prova sobre o conteúdo que estou passando”.
Redigir um texto informando se a professora agiu corretamente ou não? A professora utilizou a didática de maneira certa? E argumentar o que você, no papel de professor (a), faria para reverter a situação.
Respostas
Didaticamente falando os métodos utilizados pelo professor na sala de aula não foram corretos. O professor não pode passar uma avaliação ao aluno que não foi lhe explicada com antecedência, e, essa concepção não analisa as problemáticas enfrentadas na sala de aula. Portanto, o professor tem que passar seu conteúdo, procurar meios de o faze-lo. A avaliação não pode ser usada como uma forma de punir e corrigir os alunos.
De acordo a algumas noções acerca da avaliação, esse método deve ser realizado por meio de muito preparo técnico e grande capacidade de observação dos docentes.
No papel de professor da turma, se fosse para usar a didática de forma correta, era necessário o professor buscar novas maneiras de lidar com o aluno. Atualmente, o ideal de educação esta cada vez mais exigindo que os professores usem da educação mediadora. O professor precisa saber construir o conhecimento juntamente com o aluno e, é papel do professor organizar os mecanismos mais interessantes para chamar atenção da sala de aula.