A favela é vista como um lugar sem ordem, capaz de ameaçar os que nela não se incluem. Atribuir-lhe a ideia de perigo é o mesmo que reafirmar os valores e estruturas da sociedade que busca viver diferentemente do que se considera viver na favela. Alguns oficiantes do direito, ao defenderem ou acusarem réus moradores de favelas, usam em seus discursos representações previamente formuladas pela sociedade e incorporadas nesse campo profissional. Suas falas se fundamentam nas representações inventadas a respeito da favela e que acabam por marcar a identidade dos indivíduos que nela residem.
O estigma apontado no texto tem como consequência o(a)
a) aumento da impunidade criminal.
b) enfraquecimento dos direitos civis.
c) distorção na representação política.
d) crescimento dos índices de criminalidade.
e) ineficiência das medidas socioeducativas.
Respostas
Resposta: letra B) enfraquecimento dos direitos civis
Explicação:
O estigma que frequentemente é colocado sobre as pessoas que vivem em comunidades carentes gera um preconceito e afastamento tão grande desses cidadãos para o “resto” da sociedade que acaba contribuindo também para a não garantia dos direitos da cidadania mais básicos, como o direito de ir e vir (civil), de ter uma educação de qualidade (sociais), entre outros.
O aumento das desigualdades prejudica a sociedade em diferentes níveis, afetando sua estrutura não apenas no setor social mas no econômico e até mesmo cultural. Logo, essa desigualdade gera uma falta de oportunidades e com isso o enfraquecimento dos direitos civis, o que marca a alternativa B como correta.
Analisando as demais alternativas, vemos seu erro justamente pelo fato delas não levarem em consideração a perda da voz da população que devem ser a base da democracia. Sem a voz do povo, os direitos civis não serão colocados em prática e viveremos em um estado de anomia.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/8096540