O Ministério da Fazenda descobriu uma nova esperteza no Instituto de Resseguros do Brasil. O Instituto alardeou um lucro no primeiro semestre de 3,1 bilhões de cruzeiros, que esconde na verdade um prejuízo de 2 bilhões. Brasil, Cuba e Costa Rica são os três únicos países cujas empresas de resseguro são estatais. ("Veja", 1/9/93, p. 31) 3.
O texto tem a intenção de:
Escolha uma:
a. Expor as conquistas do Instituto
b. Prestigiar o Instituto.
c. Expor o ocorrido objetivamente.
d. Desmoralizar o Instituto.
Respostas
respondido por:
38
"uma nova esperteza" deixa pressuposto que não é a primeira vez que se descobrem irregularidades do Instituto. "alardeou lucro" "esconde prejuízo" mostra que o Instituto anunciou um resultado ótimo (lucro) mas na verdade estava escondendo um resultado péssimo (prejuízo). A notícia não é dada de maneira objetiva, o que podemos constatar pela escolha das palavras "esperteza", "alardeou"). Pelo exposto, o objetivo é de desmoralização.
dayennezavattap7jl3w:
e qual seria a alternativa .....
respondido por:
3
O texto apresentado possui a intenção de desmoralizar o instituto, assim como aponta a alternativa D.
O texto se vale de uma expressão irônica em sua construção ("nova esperteza") ao se referir ao cálculo que o instituto realiza para aferir seu lucro semestral, quando na verdade ele havia contabilizado um prejuízo.
A expressão irônica descredibiliza o instituto e diminui seu referencial no cenário financeiro. Em um primeiro momento, o texto parece ser elogioso, mas ao continuar lendo o seu conteúdo, fica claro que ele realiza uma crítica a metodologia errônea utilizada pelo instituto.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/4461173
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás