• Matéria: Pedagogia
  • Autor: evelyndalmolinp8u2he
  • Perguntado 8 anos atrás

A professora Maria, em seu primeiro dia de aula, entrou na sala do 9º ano do Ensino Fundamental com uma aula bem planejada. Iniciou a discussão passando o conteúdo no quadro. Os alunos se comportavam de maneiras diferentes: uns copiando, outros conversando, outros no celular e alguns totalmente “desligados”. A professora começou a explicação e ninguém prestou a atenção. Ela os questionou: “o que acontece com vocês? Eu preparo as aulas e vocês não estão prestando atenção, porquê”? Essa discussão acontece num clima tenso em sala de aula. Um dos alunos fala: “Não adianta você planejar e preparar suas aulas, o que quero é ficar nas redes sociais”. Outro aluno: “Não presto atenção porque não me interessa esse conteúdo”. E vários alunos ainda continuaram a falar, então ela, retrucou: “peguem uma folha e vamos fazer uma prova sobre o conteúdo que estou passando”.
Redigir um texto informando se a professora agiu corretamente ou não? A professora utilizou a didática de maneira certa? E argumentar o que você, no papel de professor (a), faria para reverter a situação.

Respostas

respondido por: Matheusieti
27
Olá! 


Naquele momento a professora poderia ter tomado uma outra atitude. 

Deste modo, para ser mais exato, ao avaliar a situação, e, os assuntos que esses indivíduos tem maior interesse, por mais que não tenham haver com a aula oferecida, ela poderia promover uma prova sobre conteúdos digitais por exemplo, e, avaliar seus conhecimentos nesse campo a fim de dialogar sobre o ponto central do seu ensino.


Assim, cabe a professora dialogar de forma inclusiva com todos os alunos, apresentando o conteúdo da grade curricular mas de uma maneira interativa, dinâmica e coletiva, e, utilizar esses mesmos recursos digitais como forma de apoio ao estudo. 


Até a próxima. 

elyenepds123pah8xp: obrigada pela ajuda
Perguntas similares