uma indústria tem valores precisos sobre a quantidade de reagentes e produtos envolvidos no processo fabril, além do rendimento das reações. Nesse caso, explique como os conhecimentos sobre a Lei de conservação das massas e a Lei das Proporções Definidas são aplicadas nesse processo.
Alguém me ajuda, pelo amor de Dalton?
Respostas
Uma indústria tem valores precisos sobre a quantidade de reagentes e produtos envolvidos no processo fabril, além do rendimento das reações. Nesse caso, explique como os conhecimentos sobre a lei da conservação das massas e a lei das proporções definidas são aplicados nesses processos
Devemos ter em mente que tanto nas indústrias como nos laboratórios as quantidades das substâncias envolvidas nos diversos processos devem ser mensuradas com precisão de acordo com as reações químicas envolvidas.
Na indústria é necessário saber a quantidade da substância que será produzida a partir de uma determinada quantidade de matéria prima (insumos) para poder ser calculada a rentabilidade, e isto se faz a partir das reações químicas envolvidas no processo.
A quantidade de reagentes que deve ser usada e a quantidade de produtos que serão obtidos nas reações químicas são determinadas pela estequiometria.
As leis que regem os cálculos estequiométricos e que relacionam as proporções das substâncias químicas em volume, massa, nº de mols e nº de partículas, são as Leis Ponderais: Lei das Proporções Definidas ou Lei de Proust, a Lei de Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier e as Leis Volumétricas, Lei de Gay-Lussac e Lei de Clapeyron.
As indústrias precisam ainda considerar outros fatores que podem interferir na quantidade das substâncias que serão produzidas, como o rendimento teórico e prático da reação química, pureza dos reagentes, excesso ou falta de alguma substância, etc.
O fundamento para toda esta operação industrial é a aplicação das reações químicas corretamente balanceadas e aplicando as proporções definidas pelos coeficientes estequiométricos.