Respostas
Sentido conotativo é a linguagem em que a palavra é utilizada em sentido figurado, subjetivo ou expressivo. Ele depende do contexto em que é empregado, sendo muito utilizado na literatura. Isso porque, no meio literário, muitas palavras tem forte carga de sensações e sentimentos.
Sentido denotativo é a linguagem em que a palavra é utilizada em seu sentido próprio, literal, original, real, objetivo.
Aquele homem é um cachorro. (linguagem conotativa, sentido figurado)O cachorro da vizinha fugiu essa manhã. (linguagem denotativa, sentido próprio)Nesse exemplo, podemos notar que a palavra cachorro é utilizada em dois sentidos diferentes: conotativo e denotativo.
Na primeira frase o termo refere-se ao caráter do homem "cachorro", numa linguagem conotativa que indica que o homem é mulherengo ou infiel.
Na segunda frase o termo está empregado de forma denotativa, ou seja, no sentido real e original da palavra cachorro: animal doméstico.
O sentido denotativo é muito vezes caracterizado como o sentido do dicionário, ou seja, o primeira acepção da palavra.
Contudo, depois da acepção denotativa há uma abreviação, normalmente entre parênteses (fig), que indica o sentido figurado da palavra, ou seja, o sentido conotativo.
Exemplo: Sou professora de geografia.
Já a linguagem conotativa é quando está sendo utilizada em sentido figurado, ou seja, quando as palavras passam a ter um novo significado, causando diferentes sensações nos leitores. A linguagem conotativa é utilizada em determinados gêneros textuais, como na literatura e na publicidade.
Exemplo: Amor é fogo que arde sem se ver.