• Matéria: Direito
  • Autor: vovomilo2405
  • Perguntado 8 anos atrás

A lei justa seria a lei proveniente do Estado soberano e absoluto, o qual recebe o seu poder por um pacto social no qual os indivíduos renunciam à sua liberdade individual para adquirirem a proteção estatal. Este princípio foi formulado por:

Respostas

respondido por: Danas
5

Esse princípio foi dito por Thomas Hobbes, um matemático e filosofo inglês, bastante conhecido pelo seu pensamento político.


Durante sua vida ele explanou diversos aspectos dos governos, das sociedades e da natureza humana como um todo.


De acordo com Hobbes a sociedade precisa de uma autoridade maior, sociedade onde todos os indivíduos da população são membros. Ele também fala que essa autoridade deve garantir a paz e defesa dessa comunidade.


Hobbes acreditava que o homem só poderia ter paz se se submetesse a um poder absoluto e centralizado.

respondido por: vchinchilla22
1

A lei justa seria a lei proveniente do Estado soberano e absoluto, o qual recebe o seu poder por um pacto social no qual os indivíduos renunciam à sua liberdade individual para adquirirem a proteção estatal. Este princípio foi formulado por: Thomas Hobbes.

Thomas Hobbes

O princípio da lei justa seria a lei proveniente do Estado soberano e absoluto, o qual recebe o seu poder por um pacto social no qual os indivíduos renunciam à sua liberdade individual para adquirirem a proteção estatal.   Este princípio foi formulado por Thomas Hobbes.

  • O primeiro filósofo moderno que articulou uma teoria contratual detalhada foi Thomas Hobbes (1588-1679), quem escreveu seu trabalho, Leviatã (1651), em um período de guerra civil na Inglaterra que foi debatido para ocupar a soberania, o rei ou o parlamento. Ele define a necessidade de criar um contrato social para estabelecer a paz entre os homens.

  • O pacto social não é estabelecido pelos sujeitos com seu soberano, mas pelos sujeitos entre si. O soberano permanece fora do pacto, é o único depositário das renúncias dos direitos anteriormente detidos pelos sujeitos e, portanto, o único que retém todos os direitos originais.

  • Se o soberano também entrasse no pacto, as guerras civis não poderiam ser eliminadas, pois muito em breve surgiriam diferentes conflitos na administração do poder.  

  • O poder do soberano (ou da assembleia) é indivisível e absoluto. Como o soberano não entra no jogo do pacto, depois de receber todos os direitos dos cidadãos em suas mãos, ele os detém irrevogavelmente.

  • Assim podemos concluir que, Hobbes crió a lei justa, que sería a lei proveniente do Estado soberano e absoluto, o qual recebe o seu poder por um pacto social no qual os indivíduos renunciam à sua liberdade individual para adquirirem a proteção estatal, assim pretende criar condições que evitem o confronto e que alguém governe à força.

Outras questões relacionadas:

  • Pensamentos de Thomas Hobbes e John Locke: https://brainly.com.br/tarefa/8403248

  • Comunidade Política de Hoobes: https://brainly.com.br/tarefa/12111860

  • Diferenças e semelhanças entre Thomas Hobbes e John Locke: https://brainly.com.br/tarefa/14479715

-----------------

Materia: Direito

Nível: Ensino Superior

Perguntas similares