A Economia, como qualquer outra ciência, baseia-se em métodos científicos próprios, tendo como objeto de estudo, segundo uma visão mais tradicional, a escassez; porém, vou além e digo que temos como objeto de estudo não a escassez, mas a riqueza, porque não estudamos como dividir a escassez entre os agentes econômicos, mas sim como distribuir a riqueza entre eles, seja esta na forma de bens ou de serviços. Da escassez só nos interessa sua ausência.

Essa “gestão da riqueza” da qual trata a Economia, baseia-se como citado, em métodos específicos. Tais métodos se baseiam no estudo da Teoria Econômica, a qual se divide em duas grandes áreas: a Microeconomia e a Macroeconomia.


Disponível em: . Acesso em: 07 mai. 2018.



Sobre a divisão da Ciência Econômica, assinale a alternativa que representa, respectivamente, objetos de estudo da microeconomia e macroeconomia:
Alternativas
Alternativa 1:
Gastos do governo e lei da oferta.

Alternativa 2:
Consumo agregado e lei da demanda.

Alternativa 3:
Estruturas de mercado e produto interno bruto.

Alternativa 4:
Teoria da firma e teoria do consumidor.

Alternativa 5:
Exportações líquidas e teoria da firma.

Respostas

respondido por: winederrn
8
Opah!

Inicialmente, é importante destacar que a Microeconomia busca compreender quais são os parâmetros que influenciam no comportamento das seguinte unidades produtivas:

consumidor

empresas;

indústrias;

Como exemplo de um objeto de estudo da Microeconomia, podemos citar as estruturas de mercado.


Por outro lado, a Macroeconomia é compreendida como o estudo da atuação dos principais agentes que podem influenciar diretamente na economia, que são o governo e o mercado. Como exemplo de um objeto de estudo da Macroeconomia, podemos citar o estudo do Produto Interno Bruto - PIB (riqueza do país).


Gabarito:

"Alternativa 3: Estruturas de mercado e produto interno bruto".


Até breve!

Anônimo: princípio 3: as pessoas racionais pensam na margem.
Perguntas similares