Os negros chegaram no Brasil, escravizados pelos europeus. Eram trazidos de diferentes lugares como o Sudão, da Costa do Marfim, da Nigéria, de Angola e de Moçambique e, com eles também traziam sua cultura, seus hábitos e costumes, Muitos morreram na travessia, outros na chegada, mas muitos se adaptaram as novas terras.
Acerca da história da vinda dos negros para o Brasil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os negros que aqui chegavam eram escravizados, batizados e distanciados dos laços familiares e culturais. Os homens precisavam atuar também como reprodutores e as mulheres mais bonitas, escolhidas para serem concubinas e domésticas, por vezes castigadas pelas esposas dos senhores. As escravas na casa do senhor cumpriam as tarefas domésticas que seriam destinadas a uma mãe de família, como cozinhar, limpar a casa e cuidar dos filhos.
PORQUE
II. Com a mistura de culturas e motivados pelo contexto de liberdade da época, os negros deram origem a novos modos de falar, andar e comer. Reinventavam alimentos e deram origem a feijoada, a farofa, o quibebe e o vatapá. Os negros ganharam terras para cultivo e assim, a maior parte dos negros concentrou-se nas fazendas de café.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. As asserções I e II, são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II uma proposição verdadeira.
e. A asserção II é uma proposição falsa, e a I uma proposição verdadeira.
c. A asserção II é uma proposição falsa, e a I uma proposição verdadeira. CORRETO
Respostas
Eu coloquei esta alternativa é deu errado.
alguém sabe a resposta correta?
A asserção II é uma proposição falsa, e a I uma proposição verdadeira (LETRA E).
I. Por meio dos navios negreiros, os portugueses traziam os escravos africanos, separando-lhe da sua família, da sua cultura e das suas tradições. Os homens destinavam-se a trabalhar duro nas lavouras e na agricultura durante horas e horas, tinham sua família, mas eram de posse do senhor. Não havia liberdade nem livre escolha. Todos os africanos deveriam se sujeitar à palavra do senhor, senão castigos físicos e até morte eram as suas consequências. As mulheres viviam como "empregadas domésticas" e muitas trabalhavam com artesanato ou ajudando na lavoura. Não tinham tempo de cuidar dos filhos legítimos e sofriam, também, com períodos longos de trabalho.
II. Os negros ganharam terras para cultivo e, assim, a maior parte dos negros concentrou-se nas produtoras de cana-de-açúcar.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/40462981