• Matéria: Geografia
  • Autor: popobellap8vrly
  • Perguntado 8 anos atrás

Historicamente, pode-se afirmar que o objeto de estudos da ciência geográfica nem sempre foi o mesmo, pois esta área de conhecimento passou por diferentes correntes e concepções teórico-metodológicas e filosóficas. Segundo Müller (2011), a dificuldade para definir o objeto de estudo da geografia ainda persiste, pois ainda existem divergências sobre a questão. Busca-se, porém, superar a fragmentação e as dicotomias (divisões). Com relação ao objeto de estudo da geografia na contemporaneidade, analise as seguintes afirmativas:

I- Há um consenso geral entre os teóricos da geografia sobre a questão do espaço, o espaço geográfico, como principal conceito da geografia, auxiliado por um conjunto de categorias: lugar, região, território, sociedade, paisagem, entre outros.
II- Alguns autores consideram como objeto de estudo da geografia as relações socioespaciais, suas dinâmicas e implicações sobre os espaços.
III- Há autores que explicam a geografia como uma ciência complexa, múltipla e em constante reformulação, alternando seu foco de estudos entre o binômio: geografia regional X geral; geografia crítica X tradicional; geografia dos lugares e da percepção X geografia das cidades e cultural.
IV- Outros tantos autores a veem como o estudo da diferenciação de áreas, através das descrições das paisagens e seus elementos geográficos.

Quais opções sao corretas ?

Respostas

respondido por: mirandaariadene
20

Resposta:

a resposta correta é a letra C:  I e II

Explicação:

respondido por: Sabrinaalmeid4
24

C)  I e II.

 A geografia é uma ciência de grande importância para o desenvolvimento do mundo, o espaço geográfico sempre foi um dos assuntos mais descutidos da mesma, bem como os conceitos relacionados a ele como região, território entre outros.

As dinâmicas espaciais são muito complexas, e por isso por vezes é importante entender os elementos que fazem parte do mesmo, e isso muita das vezes é visto como um assunto de geógrafo.

Perguntas similares