Respostas
O pilão é um utensílio culinário essencial na cozinha africana, com as mesmas funções de um almofariz, ou seja, para moer alimentos, mas de tamanho muito maior. Não deve ser confundida com a peça de ponta arredondada de almofarizes mais pequenos. Os pilões eram utilizados por várias pessoas ao mesmo tempo, que faziam uma sincronização alternada com as respectivas mãos de pilão para moagem dos alimentos.
Nas grandes fazendas e casas de roças, o artefato foi muito popular e garantia a moagem dos alimentos para as famílias e para as senzalas no período do Brasil Colônia. Ele foi e ainda é um artefato muito popular na África, sendo responsável pela alimentação das famílias.
No interior do Brasil, em locais que tem o agroturismo como atração, ainda encontramos várias formas do artefato; seja como utensílio, decoração ou como peça de museu.
Ele testemunhou muitos fatos históricos, além de intermediar as trocas alimentares entre os indígenas, africanos e europeus. Promoveu ainda a união de vários caminhos, experiências de vida, de etnias, de culturas, a miscigenação de sabores, formas e aromas.