A linguagem apresenta uma função com recursos linguísticos próprios. Temos, assim, a função expressiva, a função conativa, a função metalinguística, a função fática, a função poética e a função referencial. Sabe-se que não há na linguagem uma função pura, várias podem aparecer ao mesmo tempo no processo comunicativo, no entanto, conhecê-las ajudará a melhorar a elaboração da fala e da escrita ( JAKOBSON, 2001). A partir da leitura do texto de referencia e de leituras complementares, teça um comentário a respeito da função conativa da leitura. É importante que seu texto contenha exemplos e explicações a respeito das características e função social desse tipo de texto e de seu uso muito comum na sociedade atual. Para responder a questão, você deve produzir um texto entre 10 e 15 linhas ( entre 800 e 1200 caracteres). O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no material e videoaulas da disciplina.
Questão B
Conforme estudamos no livro “Leitura e Escrita na Era Digital” de PAREJA, a função poética é centrada na elaboração da mensagem, usa formas inovadoras com combinações inusitadas, ofertadas pela própria língua. Então, analise e explique a possível mensagem, com base na função poética, do seguinte texto feito por Millôr Fernandes.
Respostas
A linguagem tem como objetivo, principalmente, possibilitar a comunicação entre o emissor da mensagem e o seu receptor. Quando se questiona com qual função essa mensagem está sendo passada, pode-se responder através das maneiras mais diversas, seja para apresentar um conceito, uma definição ou persuadir o receptor, esta última, é a função conativa da linguagem.
Esta função pode ser considerada apelativa, por seu viés influenciador, em uma definição mais simples pode-se dizer que a função conativa da linguagem visa influenciar o seu destinatário a agir de acordo com o conteúdo da mensagem.
Em sua aplicação prática, a linguagem conotativa é utilizada muitas vezes pelo marketing, seja para estimular a compra de determinado produto, o voto a determinado candidato ou a aceitação de uma ideia ou linha de pensamento, todavia também é usualmente utilizada em horóscopos, discursos e textos de auto ajuda.