• Matéria: Química
  • Autor: Áɭҽҳ
  • Perguntado 7 anos atrás

é pra amanhã,ajuda ai porfavor

Anexos:

Respostas

respondido por: ana3luiza
1
O cálcio precisa doar 2 elétrons para se estabilizar. Logo, é um cátion e sua carga é +2 (ou 2+). O flúor precisa receber 1 elétron para se estabilizar. Logo, é um ânion e sua carga é -1 (ou 1-). 
Sabendo isso:
a) A fórmula mínima é CaF2
b) Com o composto formado, no átomo de cálcio existem 8 elétrons na última camada (agora está estável - antes possuía uma camada a mais com 2 elétrons, mas esses dois foram doados aos átomos de flúor na ligação iônica). E nos átomos de flúor existem 8 elétrons na última camada também (pois antes o flúor possuía 7 elétrons na última camada - como é necessário ter dois átomos de flúor para formar um composto estável com o cálcio, cada átomo recebe um elétron daqueles dois que o cálcio doou e ficam com 8 cada).
c) Como cálcio deve perder 2 elétrons, ele é um cátion bivalente. Já o flúor deve receber 1 elétron, então é um ânion monovalente.
d) A carga eu falei no início da resolução. Cálcio tem carga +2 e o flúor -1.

As informações entre parênteses são apenas a linha de raciocínio pra te ajudar a entender melhor. Espero que tenha entendido.

Obs.: quando digo "ficar estável" estou me referindo à possuir 8 elétrons na camada de valência (última camada), assim como os gases nobres.

Perguntas similares