A drenagem é um processo de remoção do excesso de água dos solos de modo que lhes dê condições de aeração, estruturação e resistência. Sempre que a drenagem natural não for satisfatória, pode-se fazer, em complementação, drenagem artificial. Seu objetivo é retirar o excesso de água aplicada na irrigação ou proveniente das chuvas, isto é, controlar a elevação do lençol freático, bem como possibilitar a lixiviação dos sais trazidos nas águas de irrigação, evitando a salinização. Antes, porém de proceder à drenagem de uma área, é preciso avaliar cuidadosamente seus impactos ambientais.
I. Os principais benefícios da drenagem são a incorporação de novas áreas à produção agrícola para torná-los agricultáveis; o controle da salinidade e/ou alcalinidade; saneamento de áreas inundadas; e aumento da produtividade agrícola.
PORQUE
II. Com a aplicação da drenagem, ocorre uma melhor aeração, melhor atividade microbiana, melhor fixação de nitrogênio e fósforo, aumento da profundidade efetiva do sistema radicular
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Respostas
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Letra D.
I. Os principais benefícios da drenagem são a incorporação de novas áreas à produção agrícola para torná-los agricultáveis; o controle da salinidade e/ou alcalinidade; saneamento de áreas inundadas; e aumento da produtividade agrícola.
CERTO. Na prática, podemos considerar que as áreas encharcadas do solo passam por uma drenagem (para retirar a água) e, com o tempo, ficam disponíveis para o plantio de alimentos. Desse modo, o agricultor pode colocar NKP (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) e outros tipos de adubos para a recuperação da qualidade das áreas impactadas pela água.
II. Com a aplicação da drenagem, ocorre uma melhor aeração, melhor atividade microbiana, melhor fixação de nitrogênio e fósforo, aumento da profundidade efetiva do sistema radicular.
CERTO. A aplicação da drenagem contribui ativamente para a descompactação ou aeração do solo, o que proporciona um melhor ambiente para a atividade microbiana e fixação de nutrientes importantes, como o trio NPK. Como resultado disso, o solo passa a ser mais produtivo.
Lute pela realização dos seus sonhos!