6
Não foi apenas na região das Minas Gerais que a população se organizou contra a exploração da Coroa portuguesa. Na Bahia, em 1798, outra revolta eclodiu. A respeito da Conjuração Baiana, analise as afirmativas a seguir.
I. Da revolta na Bahia, participaram a elite, pequenos comerciantes, artesãos, membros de baixa patente do exército e escravizados libertos.
II. Altos impostos e o predomínio de portugueses no comércio da Bahia foram os motivos que estimularam essa revolta.
III. As autoridades portuguesas reprimiram rapidamente a rebelião, prendendo alguns membros da ação e condenando-os a severas punições.
De acordo com a análise, assinale a alternativa correta.
(A)
Todas as afirmativas são verdadeiras.
(B)
Todas as afirmativas são falsas.
(C)
Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
(D)
Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
(E)
Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
Respostas
(A)
Todas as afirmativas são verdadeiras.
I Além da elite,que difundiu os ideais iluministas,muitos dos envolvidos eram representantes de grupos mais populares;
II Esse movimento aconteceu em função dos altos impostos e do predomínio de portugueses no comércio da Bahia. Entretanto, o descontentamento social aumentou em função da falta de alimentos na região,ocasionada pelo desviu do cultivo de alimentos de subsistência para a cana-de-açúcar, produto que estava passando por uma valorização naquele momento. Estimulando assim essa revolta.
III As autoridades portuguesas foram rápidas em reprimir a rebelião. Alguns de seus líderes, Luís Gonzaga das Virgens e Domingos da Silva Lisboa,foram presos e acabaram deletando outros envolvidos. Muitos foram presos e condenados a severas punições, como a pena de morte.Alguns membros,provenientes de classes mais altas,tiveram penas mais brandas,como a prisão.
Caso tiverem outra duvida é só perguntar!.
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
Confia no pai