• Matéria: Filosofia
  • Autor: rayanesantos547
  • Perguntado 8 anos atrás

Como se constituía a filosofia feita pelos pré-socráticos? Ela eliminou o mito?

Respostas

respondido por: Logansilva1
42
O pensamento filosófico representou uma ruptura com a tradição mitológica, que explicava a harmonia da natureza, as estruturas sociais e muitas outras coisas através do simbolismo da mitologia. O pensamento mítico é um recurso comum a todos os povos da antiguidade, mas, ainda assim, era uma forma de racionalidade.

O mito é um fenômeno cultural complexo que pode ser encarado de vários pontos de vista. Em geral é uma narração que descreve e retrata em linguagem simbólica a origem dos elementos e postulados básicos de uma cultura.

Os mitos eram bem mais do que o simples contar história. Cada cultura possuía cerimônias e rituais próprios associados aos mitos. Essa associação implicava representar histórias exemplares ou oferecer sacrifícios aos deuses, na esperança de receber alguma benção em troca, como uma boa safra ou a vitória em uma batalha.

respondido por: larissamagrani
2

A filosofia dos pré-socráticos consistia na busca por explicações racionais em relação ao surgimento do Universo. Vale ressaltar que a filosofia não erradicou a mitologia.

O que diziam os pré-socráticos?

Os pré-socráticos são filósofos da filosofia helênica, que tentaram dar explicações sobre o surgimento do Universo e a constituição da natureza.

Os pré-socráticos pensavam em questões científicas, da natureza e dos elementos que compõem o Universo. Os pré-socráticos mais conhecidos são: Parmênides, Heráclito, Tales de Mileto, Demócrito, Zenão.

Saiba mais sobre os pré-socráticos em: brainly.com.br/tarefa/7400845

#SPJ5

Anexos:
Perguntas similares