• Matéria: Administração
  • Autor: moralnayara3094
  • Perguntado 8 anos atrás

o projeto industrializante de d. joão, conforme expresso no alvará, não se concretizou. que características desse período explicam esse fato?? alguma alma bondosa pra me ajudar?!

Respostas

respondido por: jrbf1
131

A dependência portuguesa da Inglaterra e o predomínio industrial inglês sobre suas redes de comércio.

http://educacao.globo.com/provas/enem-2010/questoes/24.html

Apesar da abertura dos portos e a revogação do alvará de 1785, que proibia a construção de fábricas e manufaturas mo Brasil, o projeto de industrialização de D. João não se concretizou devido ao domínio que a capital inglesa exercia sobre o comércio no Brasil. Um indício que mostra esse domínio  é o alvará assinado em 1810 entre Portugal e Inglaterra que determinava uma tarifa alfandegária de 24% sobre os produtos importados e de 16% sobre as mercadorias de origem portuguesa e uma tarifa preferencial de 15% para os ingleses, ou seja, abaixo da taxa que incidia sobre os artigos provenientes de Portugal.

respondido por: juscelino765
46

Resposta:

A dependência portuguesa da Inglaterra e o predomínio industrial inglês sobre suas redes de comércio.

Explicação:

O Alvará de Liberdade Industrial, decretado em abril de 1808, não concretizou os seus propósitos, uma vez que a dependência portuguesa frente a Inglaterra ficou ilustrada na assinatura dos Tratados de 1810. Esses tratados estabeleceram taxas alfandegárias de 15% para produtos ingleses, 16% para produtos portugueses e uma porcentagem superior para produtos de outros países. O predomínio industrial inglês sobre suas redes de comércio, aliado as vantagens tarifárias que seus produtos tinham no Brasil, resultou no fracasso do projeto industrializante de D. João.

Perguntas similares