• Matéria: Pedagogia
  • Autor: maristelamayum
  • Perguntado 8 anos atrás

Em outubro de 2006, o educador português Antonio Nóvoa realizou uma palestra no Sindicato dos professores. Leia um trecho da palestra reproduzida a seguir: De acordo com o educador citado: “A pedagogia tradicional era baseada nos conhecimentos e na transmissão dos conhecimentos. A grande ruptura provocada pela pedagogia moderna foi colocar os alunos no centro do sistema. Mas a pedagogia moderna precisa ser reinventada na sociedade contemporânea. Não se trata de centrar na escola nem nos conhecimentos, como advogava a pedagogia tradicional, nem nos alunos, como advogava a pedagogia moderna, mas, sim, na aprendizagem. É evidente que a aprendizagem implica alunos. A aprendizagem implica uma pessoa, um aluno concreto, implica o seu desenvolvimento, o seu bem-estar. Mas uma coisa é dizer que nosso objetivo está centrado no aluno e outra coisa na aprendizagem do aluno. E definirmos isso como nossa prioridade no trabalho dentro das escolas”. Escolha uma: a. O papel do professor na pedagogia centrada na aprendizagem é o de transmissor dos conhecimentos modernos. b. Aprendizagem centrada em conhecimentos programados exige que os professores assumam a ruptura proposta pela pedagogia moderna. c. A aprendizagem centrada no aluno tem sido bastante eficiente ao absorver os interesses da sociedade contemporânea. d. O excesso de missões (desenvolvimento e bem-estar do aluno) levam a escola a definir uma prioridade nova, ainda não prevista em nenhuma pedagogia já inventada.

Respostas

respondido por: Matheusieti
31
Olá! 


A alternativa C é a que melhor se aplica como correta.  A aprendizagem centrada no aluno tem sido bastante eficiente ao absorver os interesses da sociedade contemporânea. 

Partindo deste ponto vemos que uma das estratégias da educação atualmente é a aplicação da pedagogia inclusiva, essa que está diretamente relacionada ao desenvolvimento dos potenciais cognitivos do aluno.

Além disso, ela também dialoga com as relações dos alunos dentro e fora de sala de aula, não apenas se preocupando com a avaliação em si mas no aprendizado de maneira eficaz, indo em contramão com a escola tradicional.


Até a próxima. 
respondido por: lucilenafernandes
38

d. O excesso de missões (desenvolvimento e bem-estar do aluno) levam a escola a definir uma prioridade nova, ainda não prevista em nenhuma pedagogia já inventada. (fiz e acertei)

Perguntas similares