Conversão eletromecânica de energia é uma importante área da engenharia elétrica, onde as possibilidades de converter energia mecânica em energia elétrica, e vice versa, são estudadas. Geradores elétricos movidos a combustível fóssil, a energia da água (usinas hidroelétricas) e com base na energia do vento (usinas eólicas), e também os motores elétricos (que geram rotação em um eixo quando alimentados por energia elétrica) são importantes aplicações.
Discuta brevemente a lei de Faraday, a lei de Lenz e a força magnética, e explique como sua importância no contexto do funcionamento de um motor elétrico, utilizando componentes como um imã permanente, um solenoide e uma fonte de corrente alternada.
Respostas
Oi!
A lei de Faraday-Neumann-Lenz, que também é conhecida como lei da indução de Faraday, trata da indução eletromagnética sendo fundamental para desenvolvimento de cálculos dentro do eletromagnetismo.
De acordo com essa lei, um campo magnético interage com um circuito elétrico e com isso geram força eletromotriz.
Sobre a lei de Lenz, podemos dizer que ela descreve o sentido da corrente como sendo o oposto ao da variação do campo magnético que lhe originou.
Ainda de acordo com essa lei, se ocorre uma redução do fluxo magnético, a corrente originada dará início a um campo magnético com o mesmo sentido do fluxo magnético da fonte.
Resposta:
Vamos começar pela Lei da Indução Magnética que é conhecida como a Lei de Faraday ela faz a tensão eletromagnética ser induzida interagindo com um circuito elétrico, fazendo gerar a força eletro motriz, essa indução é fundamental para o desenvolvimento de formulas e cálculos.
a Lei de Lenz, faz descobrir o sentido da corrente elétrica , ela também explica o sinal negativo da Lei de indução magnetica.
Na força Magnética podemos citar o ima, ou a carga elétrica essa força começa a se formar quando uma partícula está em movimento onde tem um campo magnético.
No motor elétrico as imas criam o campo magnético para funcionar, a corrente elétrica passa atrás do solenoide gerando a força para o motor funcionar. Já na corrente alternada a tensão vai ser variada com o tempo.