• Matéria: História
  • Autor: thomasfcastrop8zpa2
  • Perguntado 8 anos atrás

fascismo principal objetivo

Respostas

respondido por: roubandlivros5oylgkx
1
Facismo
- Sistema político imperialista, antiburguês, autoritário, anticapitalista e nacionalista.
- Fascismo ou fascista um indivíduo ou movimento que defende a repressão violenta para resolver problemas da sociedade.
- Sistema político nacionalista e antissocialista surgido na Itália no fim da Primeira Guerra Mundial.
- Liderado por Benito Mussolini conquistou vários países da Europa como a Alemanha e a Espanha no período entre guerras.
Essa definição não tem relação com o que era o fascismo na Itália, na década de 20 e 30. Para eles, o a violência era um meio para alcançar o poder e não um fim.
Caracteristicas gerais:
Estado totalitário: o Estado controlava as manifestações da vida individual e nacional.Autoritarismo: a autoridade do líder era indiscutível.Nacionalismo: Em nome da nação, qualquer sacrifício deve ser exigido dos indivíduos.Expansionismo: as fronteiras devem ser alargadas, pois é preciso conquistar o "espaço vital" para que ela se desenvolva.Militarismo: luta, guerra e expansionismo.Anti-comunismo: os fascistas rejeitavam a ideia da abolição da propriedade ou da luta de classes.Corporativismo: os fascistas acreditavam que as corporações profissionais deviam eleger os representantes políticos.Hierarquização da sociedade: o fascismo preconiza uma visão do mundo segundo a qual cabem aos mais fortes, em nome da "vontade nacional", conduzir o povo à segurança e prosperidade.

Prometia restaurar aquelas sociedades destruídas pela guerra prometendo prosperidade, uma Nação forte e sem partidos político.
Após a primeira guerra mundial, a situação da Itália era mais difícil, sendo assim, em 1919, o jornalista Benito Mussolini cria o “Fasci di Combatimento” um esquadrão com intenções de combater os anti-fascistas, comunistas, enfim, pessoas contra o regime.
Mussolini anunciou a Marcha sobre Roma:
- Impotente, o rei Vitor-Emanuel III convidou o líder dos fascistas, Benito Mussolini, para formar o Ministério.
- Nas eleições fraudulentas de 1924, os fascistas obtiveram 65% dos votos e em 1925, Mussolini torna-se o Duce (líder)
Ditadura de Mussolini
- Acabou com as liberdades individuais
- Fechou e censurou jornais
- Anulou o poder do Senado e a Câmara dos Deputados
- Criou uma política, responsável pela repressão, etc.

O governo manteve as aparências de monarquia parlamentarista, mas Mussolini detinha plenos poderes.
A igreja e o facismo
Em fevereiro de 1929 o ditador italiano Benito Mussolini assinou um tratado com a Igreja Católica, selando a paz entre o Estado Italiano e a Santa Sé. A benção do Sumo Pontífice ao acordo de certo modo legitimou o líder fascista aos olhos do mundo católico e sedimentou uma estranha aliança entre um regime político que exaltava a violência e a guerra com uma religião que enaltecia o amor e a concórdia.
Estranha aliança: tanto o Catolicismo como o Nazi-Fascismo devotavam ao Liberalismo burguês e ao Comunismo proletário. Ao terem os mesmos inimigos, tornou-se mais fácil a concórdia entre eles.
Sexismo
Sexismo desenfreado – Os governos das nações fascistas tendem a ser quase exclusivamente dominado pelos homens.. O divórcio, o aborto e a homossexualidade são suprimidos.
Perguntas similares