Respostas
É uma legião originária de 2003, o conceito da Anonymous é horizontal: sem lideranças, os "anônimos" se organizam simultaneamente por meio de comunidades online e funcionam como um cérebro global, como uma unidade.
Hoje, a legião atua em diversas frentes: lutas contra a censura na internet, combate a todas as formas de centralização de poder e verticalização, exposição de dados de empresas ou pessoas que causaram algum malefício a sociedade etc. Tudo isso pode ser enquadrado no hacktivismo.
É interessante notar que outra frente também existe: a do "Lulz". Ou seja, a zoeira que existe na invasão de sites com o simples propósito de deixar uma marca e expor o alvo ao ridículo — fazendo um paralelo, como um muro pichado.
Agora que você já sabe parte das frentes em que o grupo Anonymous atua, pode estar se perguntando: "E quem são eles?". A resposta entregue pela legião é simples: são estudantes, analistas de TI, médicos, professores, jornalistas, escritores, químicos, engenheiros, políticos, arquitetos, atores, designers, dentistas etc. São crianças, adolescentes, adultos e idosos. Ou seja, Anonymous é qualquer pessoa que acredita na ideia da defesa das liberdades individuais e coletivas por meio da consciência. É uma ideia.