Sei que a resposta dessa é a (E)
Mas gostaria de saber porque as outras estão erradas.
URCA-CE
Questão 47
Sobre a região da Mesopotâmia e os povos que se desenvolveram naquela região dando origem a importantes sociedades da Antiguidade Oriental é correto afirmar:
a)
A Mesopotâmica, importante vale entre o Nilo e o Eufrates, pode ser dividida em duas partes: a Alta Mesopotâmia, mais montanhosa, e a Baixa Mesopotâmia, região extremamente plana.
b)
Os grandes rios da Mesopotâmica têm enchentes bastante regulares, sendo as águas que descem suavemente das montanhas o principal agente responsável pelo processo de fertilização dos vales mais baixos da região.
c)
Tanto na agricultura como no artesanato, a produtividade era bastante alta, o que exigia um baixo uso de trabalhadores, consequentemente uma boa parte da população era liberada para se dedicar às artes, à filosofia e aos conhecimentos científicos e à política.
d)
Ao domínio Neobabilônico sucedeuse o Império assírio, época na qual os templos tiveram papel fundamental na economia, sendo o principal possuidor das terras cultiváveis;
e)
A agricultura de irrigação, ao permitir o aumento demográfico e a produção de excedentes, foi condição necessária para o surgimento das civilizações na Mesopotâmia.
Respostas
Resposta:
Letra E)
Explicação:
A) A mesopotâmia era uma região que recebia influência dos rios Tibre e Eufrates. O rio Nilo foi importante para a consolidação da sociedade egípcia. (O erro da questão foi associar a mesopotâmia com o rio Nilo)
B) O processo de fertilização das terras adjacentes aos rios mesopotâmicos era em razão das cheias. O que acontece: os rios geralmente possuem um leito normal (leito é a porção que o rio ocupa) e um leito maior nos períodos de cheia. Na alternância desses leitos, há o depósito de sedimentos na terra que a faz se tornar mais fértil.
C) Não. Na verdade, característica do modo de produção asiático, os trabalhadores da mesopotâmia eram constantemente chamados para trabalharem em obras públicas do Estado.
D) O império Neobabilônico (Caldeu) é o último império autônomo da mesopotâmia, se a gente observar, desde as cidades independentes da suméria, os templos e o modo de produção asiático - em que o estado detinha o monopólio das terras e das produções - já existia.