• Matéria: História
  • Autor: joaovitormatosp8zydg
  • Perguntado 8 anos atrás

1 vimos neste capítulo que os antigos gregos se organizaram em cidades-estados. Por que razão, então, falamos na existência de uma unidade denominada Grécia?

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
433
Falamos de uma unidade política chamada Grécia pois os próprios gregos das diferentes cidades-estado (Atenas, Tebas, Esparta, Mileto, etc) viam-se como todos parte de uma cultura única, e se chamavam, coletivamente, de aqueus (ou aquivos), tinham uma língua em comum, uma mitologia em comum, que fundamentava uma religião em comum e havia circulação relativamente livre de gregos entre diferentes cidades-estado (Aristóteles, por exemplo, viveu a vida quase inteira em Atenas, mas nasceu em Estagira).

Além disto também houve, esporadicamente, uma série de alianças culturais ,militares e econômicas entre as diferentes cidades-estado gregas, de modo que, apesar de separados, participavam de uma organização política maior, quando era necessário, que as unia.
respondido por: larissamagrani
3

unidade política chamada Grécia, pois os próprios gregos das diferentes cidades-Estado viam-se como todos parte de uma cultura única e se chamavam, coletivamente, de aqueus (ou aquivos).

As cidades-Estado

A cidade-Estado grega era composta de três elementos: palavra, ação política e visibilidade.

As características da Democracia Ateniense giram em torno da palavra e da igualdade entre os cidadãos.

Na pólis grega, os cidadãos participavam das questões de interesse público nas ágoras e locais que demandam publicidade. Entretanto, nem todos tinham voz política, por exemplo: mulheres, escravos e estrangeiros.

Saiba mais sobre cidade-Estado em: brainly.com.br/tarefa/895138

#SPJ3

Anexos:
Perguntas similares