• Matéria: Matemática
  • Autor: adrianabalthazar
  • Perguntado 8 anos atrás

Em uma PA crescente, onde o primeiro termo é um número par negativo e a razão é um número impar, podemos afirmar quea) o terceiro termo é um número par negativob) o terceiro termo é um número par positivoc) o quinto termo é um número pard) o quinto termo é um número positivoe) o segundo termo é negativo

Respostas

respondido por: adjemir
20
Vamos lá.

Veja, Adriana, que se a PA é CRESCENTE então a razão (r) terá que ser, NECESSARIAMENTE, positiva. Então a única coisa que podemos afirmar, COM CERTEZA, é a opção "c", que diz: 

- O 5º termo é par <--- Esta é a resposta. Note que o 5º termo é par (que tanto poderá ser positivo como negativo). Tudo vai depender do valor do 1º termo e do valor da razão.


Note que, ao afirmarmos o que está aí em cima, o 5º termo sempre será PAR (negativo ou positivo), independendo do valor do primeiro termo (par e negativo) e da razão (ímpar que, como já afirmamos antes, deverá ser necessariamente positiva, pois a PA é crescente). 

Veja estes exemplos: 

- Se o primeiro termo for "-16" (par negativo) e a razão for "3" (número ímpar e positivo necessariamente, pois a PA é crescente):

-16; -13; -10; -7; -4  <--- Olha aí como o 5º termo (-4) é PAR.

- Se o primeiro termo for "-2" (par negativo) e a razão for "3" (número ímpar positivo necessariamente, pois a PA é crescente), teremos: 

-2; 1; 4; 7; 10 <--- Olha aí como o 5º termo é PAR.


É isso aí.
Deu pra entender bem?

OK?
Adjemir.


Camponesa: Oiee amigo ADJ .. sentimos sua falta. Obrigada por ter voltado e pela excelente resposta como sempre !!!
adjemir: Camponesa, mais um agradecimento duplo: pelo elogio e pela aprovação da nossa resposta. Um cordial abraço.
adjemir: E aí, Adriana, era isso mesmo o que você estava esperando?
Perguntas similares