• Matéria: Música
  • Autor: diana206
  • Perguntado 8 anos atrás

como saber a escala pentatônica em musica

Respostas

respondido por: GabiRabelo
0
O que é a escala pentatônica?

O conceito é muito simples: a escala pentatônica maior é um apanhado de notas da escala maior. Sabemos que a escala maior possui 7 notas. A escala pentatônica escolheu 5 dessas notas e criou uma outra escala. Quando a escala maior deixa de ter 7 notas e passa a ter 5, recebe o nome de Penta, tipo o Brasil quando ganhou a copa do mundo pela 5ª vez, recebeu o título penta, entendeu a lógica?!

Ok, essa escala não tem nada a ver com futebol, nem com títulos; mas convenhamos, ela é motivo de festa: a escala pentatônica possui notas que quando tocadas geram uma melodia agradável, mesmo que seja só a própria execução da escala pra cima e pra baixo.

Isso facilita a vida de todo mundo! Basta decorar a escala pentatônica e, quando você for improvisar uma música na tonalidade maior, em vez de “elaborar” uma frase com a escala maior você toca a escala pentatônica que já é sucesso garantido!

A escala pentatônica tocada de trás para frente é legal, de frente pra trás também é legal, do meio pro fim, do fim pro início, do início pro meio, legal, legal, legal. 

Som da escala pentatônica

Muito bem, se você nunca ouviu a escala pentatônica na vida, vá até um teclado ou piano e toque as teclas pretas uma após a outra. Esse é o som de uma escala pentatônica.

Existem muitos desenhos para escalas pentatônicas; esse exemplo das teclas pretas foi apenas um que facilita a observação por ser bem prático. Se você não tem um teclado, não se desespere, já iremos explicar detalhadamente como se forma essa escala.

existe duas a Menos e a maior.
Como usar a escala pentatônica

Já comentamos que as escalas pentatônicas (maior e menor) podem ser usadas no mesmo lugar onde se usam as escalas maior natural e menor natural, respectivamente.  Mas essa escala, além de poder ser utilizada nesses contextos, ainda pode ser utilizada em outros contextos que as escalas maior e menor natural não podem (temos mais um motivo pra você gostar dela!). 

Um exemplo é o blues. Em breve você verá no artigo “blues” que a escala pentatônica é a rainha mestre desse estilo. Mostraremos exemplos de aplicação da escala pentatônica em contextos maiores e menores aqui nesse artigo e, no artigo “blues”, mostraremos a utilização da escala pentatônica no blues.

Recomendamos fortemente que você já aproveite para praticar também a escala pentatônica dentro do blues, pois é muito divertido! Gaste horas e horas, dias e dias fazendo isso, e você se tornará um improvisador nato. 
Siga esses passos para dominar a pentatônica:

Passo 1: Decore bem a escala pentatônica menor e aplique-a no contexto tonal. Ou seja, você pode brincar com essa escala dentro de um campo harmônico menor ou em um campo harmônico maior (tocando a pentatônica da relativa menor, nesse caso). Faça isso bastante tempo.

Passo 2: Aplique a pentatônica menor no contexto blues, depois de ler o artigo “blues“. Faça isso bastante tempo.

Passo 3: Agora que você já está bem familiarizado com a pentatônica menor, decore a pentatônica maior e aplique também no contexto tonal, como você fez no passo 1.

Passo 4: Se você toca um instrumento de cordas, toque a escala pentatônica começando de todos os graus.






GabiRabelo: ficou mt grande mas acho q foi isso q aprendi
Perguntas similares