QUESTÃO 54 Em uma aula prática no laboratório de microscopia, o professor apresenta uma lâmina para ser analisada no microscópio óptico. A lâmina com o material corado foi preparada a partir de uma secreção purulenta de um paciente com gonorreia. O professor pergunta aos alunos característica além do próprio tamanho celular deve ser levada em conta nas células bacterianas, que permite diferenciá-las dos leucócitos e células epiteliais do paciente c) sequência nucleotídica do DNA, uma vez alterada, quando visualizadas no microscópio óptico. necessariamente modificará o códon do RNAm;
isso, no entanto, não significa necessariamente Diante do desafio proposto pelo professor, qual característica da bactéria os alunos devem utilizar como critério de identificação?
a) Evidenciar a presença de parede celular nas células
b) Verificar que a célula não possui núcleo compartimentalizado
c)Verificar que as células não possuem as mesmas organelas apresentadas na célula do paciente
d) Evidenciar a presença de membrana celular
O gabarito é letra B, mas eu estava convicta que era A. Alguém consegue argumentar o porque é a B e não a A?
Respostas
respondido por:
1
É a B, pois uma característica importante do reino das bactérias é que o núcleo delas não possui carioteca (celula procarionte) como nos seres humanos, o que significa que o material genético da célula fica disperso no citoplasma. Por isso, foi objeto de diferenciação das celulas humanas das bactérias.
arydias1:
Mas o fato dela possuir dela possuir uma parede celular não seria uma das maiores diferenças tbm? pq nas celular do paciente não haveria nenhuma com parede celular. na vdd o meu questionamento é pq a A está errada, entende? pq eu entendo como A e B corretas.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás