8)
As crianças têm vivido suas experiências de infância, ao longo da história e dos seus contextos socioculturais, de diversos modos. Essas experiências têm influenciado diretamente o modo como as crianças:
Alternativas:
a)
Brincam, comem, se vestem, aprendem a ler e a escrever, vão à escola e são compreendidas pelos adultos.
b)
Aprendem a cultura do adulto e os modos como as crianças devem se comportar, suas capacidades de aprendizagens e de desenvolvimento.
c)
Se apropriam da cultura do seu local de origem e os modos como as crianças desenvolvem suas possibilidades de produção simbólica e suas capacidades de representações sobre o mundo.
d)
São estudadas pela sociologia da infância e pela psicologia psicogenética que concebem a criança como ser imatura, em desenvolvimento e que aprende a partir da sua maturação fisiológica.
e)
Conquistam seu espaço nas instituições de educação infantil, ainda que as crianças sejam estudadas a partir da visão do adulto sobre ela.
9)
A criança que frequenta a instituição de educação infantil vivencia experiências onde a relação entre educar e cuidar é indissociável, não se separa nunca. As atividades e situações de cuidado também educam e as atividades e situações que educam também cuidam. Qual das experiências a seguir apresenta a relação educar e cuidar?
Alternativas:
a)
No momento da higiene (banho, troca de fraldas, lavagem das mãos, uso do banheiro, etc) a criança é cuidada para se manter asseada e limpa, o que contribui para sua saúde e bem estar.
b)
Quando a criança brinca no parque externo, ela é educada para não se jogar da parte alta do brinquedo, para se segurar na balança, para escorregar adequadamente.
c)
Na hora da leitura, quando a educadora ou o educador lê para as crianças, elas estão sendo educadas no universo da literatura e aprendem a ter um comportamento leitor, o que dissocia o educar do cuidar.
d)
No momento da alimentação a criança, ao receber o alimento, é apresentada ao mundo de sabores e temperos de sua cultura, é orientada a não desperdiçar o alimento, a não falar com a boca cheia e aprende a se alimentar dos modos considerados adequados por sua cultura.
e)
Quando a criança é acolhida na instituição de educação infantil, e é colocada de modo seguro em um ambiente onde tem brinquedos à sua disposição, ela está sendo bem cuidada.
10)
A professora Cecília tem observado que as crianças de quatro anos de sua turma e da turma da professora Elaine possuem repertórios distintos de brincadeiras. Há brincadeiras que só fazem parte do repertório das crianças da turma da professora Elaine e essas crianças também tem um repertório de vocabulário mais diversificado. Ao conversar com a professora Elaine, Cecília entendeu que esta professora promove a vivência de diversas brincadeiras, ampliando o repertório cultural das crianças. Sobre isso é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
A criança, ao brincar, apenas reproduz os elementos da cultura na qual ela está inserida.
b)
A diversidade de brincadeira contribui para a aprendizagem e para o desenvolvimento das crianças, mas o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático fica prejudicado.
c)
As brincadeiras tradicionais da infância, como "mãe da mula", "cirandas", "rouba bandeira" precisam ser resgatadas, pois as crianças, atualmente, não as conhecem.
d)
Os relacionamentos interpessoais durante a brincadeira contribui para o desenvolvimento simbólico e lógico-matemático das crianças.
e)
Quando brinca a criança aprende a se relacionar com um universo simbólico de linguagens, expressões, gestos, de possibilidades de relacionamentos interpessoais, etc.
Respostas
respondido por:
7
8) c)
9) d)
10) e)
Não sei se está certo, mas espero ter ajudado :-)
9) d)
10) e)
Não sei se está certo, mas espero ter ajudado :-)
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás