Quando estamos diante de crianças com deficiências múltiplas estamos frente a frente com alunos com grande dificuldade de comunicar-se pelos meios convencionais, mas que ainda assim necessitam estabelecer formas de comunicação que possibilitem ter suas necessidades satisfeitas. Então, para possibilitar o estabelecimento da comunicação utiliza-se: Escolha uma: a. A comunicação suplementar e alternativa que é caracterizada pelo uso de gestos, expressões faciais e corporais, símbolos gráficos, fotos, objetos, voz digitalizada ou sintetizada, que tem por finalidade promover a comunicação face a face de indivíduos com distúrbios de linguagem oral e fala. b. A comunicação digitalizada e alternativa que é caracterizada pelo uso de gestos, expressões faciais e corporais, símbolos gráficos, fotos, objetos, voz digitalizada ou sintetizada, que tem por finalidade promover a comunicação face a face de indivíduos com distúrbios de linguagem oral e fala. c. A comunicação manual ou perceptiva que é caracterizada pelo uso de gestos, expressões faciais e corporais, símbolos gráficos, fotos, objetos, voz digitalizada ou sintetizada, que tem por finalidade promover a comunicação face a face de indivíduos com distúrbios de linguagem oral e fala. d. A comunicação direta e indireta que é caracterizada pelo uso de gestos, expressões faciais e corporais, símbolos gráficos, fotos, objetos, voz digitalizada ou sintetizada, que tem por finalidade promover a comunicação face a face de indivíduos com distúrbios de linguagem oral e fala.
Respostas
Resposta:
A) comunicação suplementar e alternativa que é caracterizada pelo uso de gestos, expressões faciais e corporais, símbolos gráficos, fotos, objetos, voz digitalizada ou sintetizada, que tem por finalidade promover a comunicação face a face de indivíduos com distúrbios de linguagem oral e fala.
Explicação:
Letra A.
Porque a comunicação suplementar e alternativa é uma excelente ferramenta para completar o ensino passado às crianças com deficiências múltiplas.
Nessa direção, os professores fazem o mapeamento das deficiências das crianças e buscam por formas de comunicação que possam ajudar no entendimento do ensino passado.
Com base nos estudos da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, podemos notar que a comunicação suplementar e alternativa pode ser representada por:
- expressões faciais;
- expressões corporais;
- gestos;
- imagens (com gráficos, figuras e fotos);
- voz digitalizada (Inteligência Artificial);
- gravações de áudio.
Na prática, esse tipo de comunicação é usada para ensinar pessoas com deficiência visual (deficientes visuais). Para transmitir o conhecimento para as crianças com este tipo de deficiência, os professores costumam usar gravações com sons de objetos, animais, trânsito e esportes.
Lute pela realização dos seus sonhos!