"A transferência da atenção do exterior para o interior já ocorrera na arquitetura romana e não constitui, por si só, prova evidente da função social do edifício." (HAUSER, Arnould. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p.137).
O templo cristão, em sua maioria, mais ornamentado na parte interna, foi uma das formas arquitetônicas mais marcantes da Idade Média. Por todas as regiões da Europa eles se propagaram. Em épocas diferentes ganharam formas diferentes conforme o estilo vigente.
(1) Por vezes foram construídos de maneira opulenta, com abóbadas circulares e acabamento externo simples, mas por dentro bastante decorados com pinturas e mosaicos, sobretudo dourados.
(2) Outras vezes assumiram formas elegantes, que valorizavam a verticalidade e as grandes alturas; e tiveram grandes aberturas para a entrada da luz filtrada por vidros coloridos.
Dois estilos estão sendo apontados nesse enunciado.
Escolha a alternativa correta que aponte os dois estilos (1) e (2) e seus respectivos exemplos de igrejas.
a. Ambos os estilos referidos (1) e (2) referem-se ao gótico, cujos exemplos de igrejas são: Catedral de Notre Dame de Paris e Catedral de Milão.
b. O estilo (1) refere-se ao neogótico: Catedral da Sé de São Paulo; o estilo (2) refere-se ao barroco: Basílica de São Pedro em Roma.
c. O estilo (1) refere-se ao paleocristão: Mausoléu de Gala Placídia; o estilo (2) refere-se ao bizantino: Basílica de São Vital.
d. O estilo (1) refere-se ao bizantino: Basílica de Santa Sofia; o estilo (2) refere-se ao gótico: Catedral de Saint Denis.
e. Ambos os estilos referidos (1) e (2) referem-se ao bizantino, cujos exemplos de igrejas são: Mosteiros de Meteora na Grécia e Monastério de Dafni (Grécia).
Respostas
respondido por:
5
Letra D esta correta.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás