pirâmide
“Cone da experiência” baseado na teoria de Edgar Dale.
Fonte: SIMINO, L.A.P. Educação Alimentar e Nutricional. Recursos de ensino aplicados à Educação Alimentar e Nutricional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
Com base na figura acima, baseada no modelo do Cone da Experiência de Edgar Dale, analise as seguintes sentenças:
I. Segundo esta proposta, a “aprendizagem passiva”, traria menos benefícios ou seria menos eficaz do que as experiências mais concretas.
II. Conforme informações de uma revista publicada no ano de 1967, após um período de aproximadamente duas semanas, nós somos capazes de reter 30% do que lemos e 10% do que vemos.
III. Sempre conseguimos fixar melhor as informações quando não só ouvimos a teoria, mas também temos a oportunidade de colocá-la em prática.
IV. A utilização de recursos materiais no processo de ensino-aprendizagem é defendida por pensadores e pedagogos que apoiam métodos ativos e intuitivos de ensino.
V. Segundo a imagem, as situações ativas, como ler, ver e ouvir são as mais apreendidas no processo de aprendizagem.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Escolha uma:
a. Apenas I, IV e V estão corretas.
**b. Apenas I, III e IV estão corretas. CORRETO
c. Apenas II, IV e V estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.
Respostas
Sobre o modelo do Cone da Experiência de Edgar Dale, é correto o que se afirma em: Alternativa B) Apenas I, III e IV estão corretas.
Edgar Dale foi um pedagogo americano, conhecido por seu famoso Cone da Experiência, ele fez várias contribuições para a instrução visual e auditiva, incluindo uma Metodologia para Analisar o Conteúdo do Filme.
O Cone da experiência representa a profundidade do aprendizado realizado com a ajuda de vários meios. No topo do cone está a representação oral (verbal, descrições escritas etc.). Na base do cone, representando a maior profundidade de aprendizado, onde está a experiência direta (realizando a atividade que se pretende aprender).
O cone da Experiência é reduzido em 10 níveis:
- 1- Símbolos verbais
- 2- Símbolos visuais
- 3- Imagens estáticas, gravações e rádio
- 4- Filmes
- 5- Exposições
- 6- Viagens de Campo
- 7- Manifestações
- 8- Representação dramática
- 9- Experiências forçadas
- 10- Experiências diretas e internacionais
Em suas correções, Dale explicou que esses níveis não devem ser entendidos a qualquer momento como rígidos, inflexíveis ou como uma hierarquia com diferentes faixas. Na verdade, é uma combinação de todos esses níveis que fará com que cada pessoa aprenda o que escolheu, mas cada pessoa fará isso à sua maneira.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/22562593#